Sociologia da infância e relaçõeS internacionaiS: diálogos possíveis
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74415 |
Resumo: | A infância é um fenômeno social dentro de um ordenamento social, cultural e jurídico, demarcado por categorias como socialização, gênero, classe, etnia/raça e geração. Falar em participação ou em direitos da criança, que também ocorrem dentro de um ordenamento social específico, é dar conta de um processo socialmente construído. Este artigo busca compreender como ocorre a participação social das crianças em um cenário internacional permeado pela globalização, no qual, muitas vezes, as condições de gênero, classe, geração e raça definem modos de participação infantil bastante diversificados. Seu objetivo é analisar como o tema da participação social infantil está presente nos relatórios internacionais organizados pelo Unicef nos anos de 2003 e 2009 e da observação de referências sobre a participação infantil no meio internacional, a fim de estabelecer um diálogo entre as Relações Internacionais(RI) e a Sociologia da Infância (SI). |
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