Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Antonio Hélio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114905
Resumo: Este artigo analisa experiências e abordagens de marketing digital feitas pela rede brasileira de fast-food Giraffas nas quais o uso de memes constituiu a base estratégica da comunicação mercadológica empresarial, buscando avançar no conhecimento científico dos usos, abrangências, potencialidades e limites dos memes para a efetividade e a eficácia da ação promocional de marcas, produtos e serviços no âmbito das novas mídias sociais digitais.
id USP-63_022f5ae472cfe5781821282d23f3bfbb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114905
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain GiraffasLos memes y su apropiación por el marketing digital: la experiencia de la red brasileña de fast-food GiraffasOs memes e sua apropriação pelo marketing digital: a experiência da rede brasileira de fast-food GiraffasComunicaciónConsumoMarketingMemesRedes socialesCommunicationConsumptionMarketingMemesSocial networksComunicaçãoConsumoMarketingMemesRedes sociaisEste artigo analisa experiências e abordagens de marketing digital feitas pela rede brasileira de fast-food Giraffas nas quais o uso de memes constituiu a base estratégica da comunicação mercadológica empresarial, buscando avançar no conhecimento científico dos usos, abrangências, potencialidades e limites dos memes para a efetividade e a eficácia da ação promocional de marcas, produtos e serviços no âmbito das novas mídias sociais digitais.This article aims at examining experiences and approaches of digital marketing of the Brazilian fast-food chain Giraffas in which the use of memes constituted the strategic base of corporate marketing communication, thus allowing us to advance in the scientific knowledge of uses, scopes, potential and limits of memes to the effectiveness and efficiency of promotional campaign of brands, products and services under the new digital social media.Este artículo tiene como objetivo examinar experiencias y enfoques relacionados con el marketing digital de la red brasileña de fast-food Giraffas en que el uso de los memes constituye la base estratégica de la comunicación del marketing corporativo, lo que permite avanzar en el conocimiento científico de los usos, alcances, posibilidades y los límites de los memes en la eficacia y eficiencia de campañas de promoción de marcas, productos y servicios bajo los nuevos medios sociales digitales.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11490510.11606/issn.1984-5057.v8i2p19-30Signos do Consumo; v. 8 n. 2 (2016): Estratégias de construção de vínculos nas redes sociais digitais e as novas formas de hidribrização de conteúdos audiovisuais; 19-301984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114905/120212Copyright (c) 2018 Antonio Hélio Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Antonio Hélio2019-04-01T12:55:32Zoai:revistas.usp.br:article/114905Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:32Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
Los memes y su apropiación por el marketing digital: la experiencia de la red brasileña de fast-food Giraffas
Os memes e sua apropriação pelo marketing digital: a experiência da rede brasileira de fast-food Giraffas
title Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
spellingShingle Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
Junqueira, Antonio Hélio
Comunicación
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociales
Communication
Consumption
Marketing
Memes
Social networks
Comunicação
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociais
title_short Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
title_full Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
title_fullStr Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
title_full_unstemmed Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
title_sort Memes and their appropriation by digital marketing: the experience of Brazilian fast-food chain Giraffas
author Junqueira, Antonio Hélio
author_facet Junqueira, Antonio Hélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Antonio Hélio
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociales
Communication
Consumption
Marketing
Memes
Social networks
Comunicação
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociais
topic Comunicación
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociales
Communication
Consumption
Marketing
Memes
Social networks
Comunicação
Consumo
Marketing
Memes
Redes sociais
description Este artigo analisa experiências e abordagens de marketing digital feitas pela rede brasileira de fast-food Giraffas nas quais o uso de memes constituiu a base estratégica da comunicação mercadológica empresarial, buscando avançar no conhecimento científico dos usos, abrangências, potencialidades e limites dos memes para a efetividade e a eficácia da ação promocional de marcas, produtos e serviços no âmbito das novas mídias sociais digitais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114905
10.11606/issn.1984-5057.v8i2p19-30
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114905
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v8i2p19-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114905/120212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Antonio Hélio Junqueira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Antonio Hélio Junqueira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 8 n. 2 (2016): Estratégias de construção de vínculos nas redes sociais digitais e as novas formas de hidribrização de conteúdos audiovisuais; 19-30
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855938383872