O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Tobias Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206
Resumo: Este trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo.
id USP-63_1a4dc1f582e47b668683d5bd9f83247c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112206
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
spelling O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográficoConsumo: Examen teórico de las razones posibles para "going shopping" a través de una infografíaConsumption: Theoretical review of the possible reasons for "going shopping" through the infographicconsumerismsociety consumptionpost-modernismconsumismosociedade de consumopós-modernismoconsumismosociedad de consumoposmodernismoEste trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo.This paper aims to promote a preliminary theoretical discussion on the consumer society, with a brief historical summary, and a discussion on how the theories and authors of this field relate. The infographic at the end proposes a general synthesis based on the relationships found between authors and theories. The literature points out that the discovery and self-expression, social tagging, the transfer of meaning for the artifacts according to each culture and rituals are seen as possible causes that could lead to consumer activity.O objetivo deste trabalho é promover uma discussão teórica preliminar sobre a sociedade de consumo, com uma breve retomada histórica, e uma discussão sobre como se relacionam autores e teorias deste campo. O infográfico ao final propõe uma síntese genérica com base nas relações encontradas entre as teorias e os autores. A pesquisa bibliográfica aponta que a descoberta e expressão do self, a marcação social, a transferência de significados para os artefatos de acordo com cada cultura e rituais são entendidas como possíveis causas que poderiam levar à atividade de consumo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11220610.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 176-1901984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206/110200Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Tobias Oliveira2019-04-01T12:55:40Zoai:revistas.usp.br:article/112206Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:40Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
Consumo: Examen teórico de las razones posibles para "going shopping" a través de una infografía
Consumption: Theoretical review of the possible reasons for "going shopping" through the infographic
title O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
spellingShingle O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
Camargo, Tobias Oliveira
consumerism
society consumption
post-modernism
consumismo
sociedade de consumo
pós-modernismo
consumismo
sociedad de consumo
posmodernismo
Camargo, Tobias Oliveira
consumerism
society consumption
post-modernism
consumismo
sociedade de consumo
pós-modernismo
consumismo
sociedad de consumo
posmodernismo
title_short O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
title_full O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
title_fullStr O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
title_full_unstemmed O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
title_sort O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
author Camargo, Tobias Oliveira
author_facet Camargo, Tobias Oliveira
Camargo, Tobias Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Tobias Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv consumerism
society consumption
post-modernism
consumismo
sociedade de consumo
pós-modernismo
consumismo
sociedad de consumo
posmodernismo
topic consumerism
society consumption
post-modernism
consumismo
sociedade de consumo
pós-modernismo
consumismo
sociedad de consumo
posmodernismo
description Este trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206
10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206/110200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 176-190
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1822180342229893120
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190