O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
DOI: | 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206 |
Resumo: | Este trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo. |
id |
USP-63_1a4dc1f582e47b668683d5bd9f83247c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/112206 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
spelling |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográficoConsumo: Examen teórico de las razones posibles para "going shopping" a través de una infografíaConsumption: Theoretical review of the possible reasons for "going shopping" through the infographicconsumerismsociety consumptionpost-modernismconsumismosociedade de consumopós-modernismoconsumismosociedad de consumoposmodernismoEste trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo.This paper aims to promote a preliminary theoretical discussion on the consumer society, with a brief historical summary, and a discussion on how the theories and authors of this field relate. The infographic at the end proposes a general synthesis based on the relationships found between authors and theories. The literature points out that the discovery and self-expression, social tagging, the transfer of meaning for the artifacts according to each culture and rituals are seen as possible causes that could lead to consumer activity.O objetivo deste trabalho é promover uma discussão teórica preliminar sobre a sociedade de consumo, com uma breve retomada histórica, e uma discussão sobre como se relacionam autores e teorias deste campo. O infográfico ao final propõe uma síntese genérica com base nas relações encontradas entre as teorias e os autores. A pesquisa bibliográfica aponta que a descoberta e expressão do self, a marcação social, a transferência de significados para os artefatos de acordo com cada cultura e rituais são entendidas como possíveis causas que poderiam levar à atividade de consumo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11220610.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 176-1901984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206/110200Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Tobias Oliveira2019-04-01T12:55:40Zoai:revistas.usp.br:article/112206Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:40Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico Consumo: Examen teórico de las razones posibles para "going shopping" a través de una infografía Consumption: Theoretical review of the possible reasons for "going shopping" through the infographic |
title |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
spellingShingle |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico Camargo, Tobias Oliveira consumerism society consumption post-modernism consumismo sociedade de consumo pós-modernismo consumismo sociedad de consumo posmodernismo Camargo, Tobias Oliveira consumerism society consumption post-modernism consumismo sociedade de consumo pós-modernismo consumismo sociedad de consumo posmodernismo |
title_short |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
title_full |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
title_fullStr |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
title_full_unstemmed |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
title_sort |
O consumo: Revisão teórica sobre as possíveis razões do “ir às compras” por meio de infográfico |
author |
Camargo, Tobias Oliveira |
author_facet |
Camargo, Tobias Oliveira Camargo, Tobias Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Tobias Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumerism society consumption post-modernism consumismo sociedade de consumo pós-modernismo consumismo sociedad de consumo posmodernismo |
topic |
consumerism society consumption post-modernism consumismo sociedade de consumo pós-modernismo consumismo sociedad de consumo posmodernismo |
description |
Este trabajo tiene como objetivo promover un debate preliminar teórico sobre la sociedad de consumo, con un breve resumen histórico, y una discusión sobre cómo las teorías y autores de este campo se relacionan. La infografía al final propone una síntesis general basada en las relaciones encontradas entre los autores y teorías. La literatura señala que el descubrimiento y la auto expresión, etiquetado social, la transferencia de significado para los artefactos de acuerdo a cada cultura y los rituales son vistos como posibles causas que podrían conducir a la actividad de consumo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112206/110200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tobias Oliveira Camargo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 176-190 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1822180342229893120 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v7i2p176-190 |