Los múltiples significados de la televisión contemporánea: lenguaje, contenido, medios y subjetividad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Perez, Clotilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/190425
Resumo: Este artigo busca articular os conhecimentos sobre televisão de uma perspectiva hibridizada de veículo, linguagem e conteúdo a partir das proposições teóricas de De Botton e Armstrong para o entendimento da arte como instrumento terapêutico. Tal aproximação possibilita a expansão do papel da arte em construção de subjetividade para o universo da produção televisiva, pareando-a como potencialidade favorável com as funções da arte descritas pelos autores – rememoração, esperança, sofrimento, reequilíbrio, compreensão de si, crescimento e apreciação.
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spelling Los múltiples significados de la televisión contemporánea: lenguaje, contenido, medios y subjetividadThe multiple meanings of contemporary television: language, content, medium, and subjectivityOs múltiplos sentidos da televisão na contemporaneidade: linguagem, conteúdo, mídia e subjetividadeHibridaciónTelevisiónArteConstrucción de subjetividadInstrumento terapéuticoHybridizationTelevisionArtConstruction of subjectivityTherapeutic instrumentHibridizaçãoTelevisãoArteConstrução de subjetividadeInstrumento terapêuticoEste artigo busca articular os conhecimentos sobre televisão de uma perspectiva hibridizada de veículo, linguagem e conteúdo a partir das proposições teóricas de De Botton e Armstrong para o entendimento da arte como instrumento terapêutico. Tal aproximação possibilita a expansão do papel da arte em construção de subjetividade para o universo da produção televisiva, pareando-a como potencialidade favorável com as funções da arte descritas pelos autores – rememoração, esperança, sofrimento, reequilíbrio, compreensão de si, crescimento e apreciação.This article seeks to articulate knowledge about television from a hybridized perspective of vehicle, language, and content, based on the theoretical propositions of De Botton and Armstrong for the understanding of art as a therapeutic tool. This approach allows for the expansion of the role of art in the construction of subjectivity for the universe of content in television production, putting it on par, as favorable potentiality, with the functions of art described by the authors – remembrance, hope, suffering, rebalancing, self-understanding, growth, and appreciation.Este artículo busca articular el conocimiento sobre la televisión en su perspectiva híbrida de vehículo, lenguaje y contenido con las propuestas teóricas de De Botton y Armstrong para comprender el arte como herramienta terapéutica. Este enfoque permite ampliar el papel del arte como construcción de subjetividad para el universo en la producción televisiva, emparejándola como potencialidad favorable con las funciones del arte descritas por los autores: recuerdo, esperanza, sufrimiento, reequilibrio, autocomprensión, crecimiento y apreciación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19042510.11606/issn.1984-5057.v13i2e190425Signos do Consumo; v. 13 n. 2 (2021): Novas lógicas de produção, mediação e percepção; e1904251984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/190425/179376https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/190425/180801Copyright (c) 2021 Roberto Schmidt, Clotilde Perezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, RobertoPerez, Clotilde2022-02-18T19:56:02Zoai:revistas.usp.br:article/190425Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2022-02-18T19:56:02Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
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