Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lencastre, Paulo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Paulo, Lencastre, Leonor de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150764
Resumo: The aim of this case study is to show that it is possible to develop a branding approach with scarce resources, using simple but theoretically grounded practices. The authors – a communication manager, an architecture professor and a marketing professor – have become involved in choosing an identity – name and logo – for an ecological reserve in Brazil. The resources of money, time and means were scarce. They quickly built a semiotic approach, which avoided a merely aesthetic choice that could be difficult to implement, joining the stakeholders in the co-creation of the brand identity.
id USP-63_5b74efbcf50328c617b99d5b1c985d94
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150764
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassosDo you know Tapacurá? Branding with scarce resourcesConoce Tapacurá? Branding con escasos recursosBrandingSemioticsNameLogoCo-creationMarcaSemióticaNombreLogotipoCocreaciónMarcaSemióticaNomeLogoCocriaçãoThe aim of this case study is to show that it is possible to develop a branding approach with scarce resources, using simple but theoretically grounded practices. The authors – a communication manager, an architecture professor and a marketing professor – have become involved in choosing an identity – name and logo – for an ecological reserve in Brazil. The resources of money, time and means were scarce. They quickly built a semiotic approach, which avoided a merely aesthetic choice that could be difficult to implement, joining the stakeholders in the co-creation of the brand identity.El presente artículo tiene como objetivo demostrar que es posible gestionar una marca (branding) con escasos recursos utilizando prácticas simples, pero con fundamentación teórica. Los autores –una gestora de comunicación, un profesor arquitecto y un profesor de marketing– estaban involucrados en la elección de una identidad –nombre y logotipo– para una reserva ecológica. Los recursos de dinero, tiempo y medios técnicos eran escasos. Con base en un rápido enfoque semiótico, los públicos de la marca se involucraron en la cocreación de la identidad de la misma y lograron evitar una elección meramente estética que les podría resultar difícil su implementación.O objetivo deste artigo é mostrar que é possível gerir uma marca (branding) com recursos escassos, usando práticas simples mas teoricamente fundamentadas. Os autores – uma gestora de comunicação, um professor arquiteto e um professor de marketing – viram-se envolvidos na escolha de uma identidade – nome e logo – para uma reserva ecológica. Os recursos de dinheiro, tempo e meios técnicos eram escassos. Com base numa rápida abordagem semiótica, envolveram os públicos da marca na cocriação da sua identidade e conseguiram assim evitar uma escolha meramente estética que poderia ser difícil de implementar.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestexto e imagemapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15076410.11606/issn.1984-5057.v11i2p66-83Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 66-831984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150764/154820Copyright (c) 2019 Paulo de Lencastre, Paulo Andrade, Leonor de Lencastreinfo:eu-repo/semantics/openAccessLencastre, Paulo deAndrade, PauloLencastre, Leonor de2019-08-09T17:37:00Zoai:revistas.usp.br:article/150764Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-08-09T17:37Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
Do you know Tapacurá? Branding with scarce resources
Conoce Tapacurá? Branding con escasos recursos
title Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
spellingShingle Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
Lencastre, Paulo de
Branding
Semiotics
Name
Logo
Co-creation
Marca
Semiótica
Nombre
Logotipo
Cocreación
Marca
Semiótica
Nome
Logo
Cocriação
title_short Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
title_full Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
title_fullStr Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
title_full_unstemmed Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
title_sort Conhece Tapacurá? Branding com recursos escassos
author Lencastre, Paulo de
author_facet Lencastre, Paulo de
Andrade, Paulo
Lencastre, Leonor de
author_role author
author2 Andrade, Paulo
Lencastre, Leonor de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lencastre, Paulo de
Andrade, Paulo
Lencastre, Leonor de
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Semiotics
Name
Logo
Co-creation
Marca
Semiótica
Nombre
Logotipo
Cocreación
Marca
Semiótica
Nome
Logo
Cocriação
topic Branding
Semiotics
Name
Logo
Co-creation
Marca
Semiótica
Nombre
Logotipo
Cocreación
Marca
Semiótica
Nome
Logo
Cocriação
description The aim of this case study is to show that it is possible to develop a branding approach with scarce resources, using simple but theoretically grounded practices. The authors – a communication manager, an architecture professor and a marketing professor – have become involved in choosing an identity – name and logo – for an ecological reserve in Brazil. The resources of money, time and means were scarce. They quickly built a semiotic approach, which avoided a merely aesthetic choice that could be difficult to implement, joining the stakeholders in the co-creation of the brand identity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
texto e imagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150764
10.11606/issn.1984-5057.v11i2p66-83
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150764
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p66-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150764/154820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo de Lencastre, Paulo Andrade, Leonor de Lencastre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo de Lencastre, Paulo Andrade, Leonor de Lencastre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 66-83
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856358862848