Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Natália Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amorim, Célia Regina Trindade Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230
Resumo: A experiência comunicacional e estética na Amazônia chamada de design vernacular faz parte das reflexões deste artigo. Trata-se de desenhos de letras, ilustrações e paisagens pintados à mão que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. Parte-se da seguinte inquietação: De que forma o design vernacular, na sua modalidade paisagística, expressa a cultura amazônica? Exploram-se os conceitos de mediação e midiatização, e como estes influenciam as pinturas locais. A pesquisa se apoiou em Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade e Perez, Martino, dentre outros.
id USP-63_8a1d92dbc9eccc31a7c87664fb531357
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141230
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)Painting of Amazon landscapes: the vernacular design in Mosqueiro (PA)Pintura de paisajes amazónicos: el diseño vernacular en Mosqueiro (PA)Vernacular designCommunicationLandscape paintingsMediatizationAmazonDiseño vernacularComunicaciónPintura de paisajesMediatizaciónAmazoniaDesign vernacularComunicaçãoPintura de paisagensMidiatizaçãoAmazôniaA experiência comunicacional e estética na Amazônia chamada de design vernacular faz parte das reflexões deste artigo. Trata-se de desenhos de letras, ilustrações e paisagens pintados à mão que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. Parte-se da seguinte inquietação: De que forma o design vernacular, na sua modalidade paisagística, expressa a cultura amazônica? Exploram-se os conceitos de mediação e midiatização, e como estes influenciam as pinturas locais. A pesquisa se apoiou em Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade e Perez, Martino, dentre outros.The communicational and aesthetic experience in the Amazon, called vernacular design at the Academy, is part of the reflections of this study. These are drawings of letters, illustrations and hand-painted landscapes that, based on popular culture, aim to meet the communication needs of the informal trade from where they originate. The following concern arises: How does the vernacular design, in its landscape mode, express the Amazonian culture? The concepts of mediation and mediatization are explored, and also how they influence local paintings. The research was based on Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade e Perez, Moreira, Martino, among others. La experiencia comunicacional y estética en la Amazonia, llamada de diseño vernacular en la Academia, forma parte de las reflexiones de este artículo. Se trata de dibujos de letras, ilustraciones y paisajes pintados a mano que, basados en la cultura popular, objetivan suplir las necesidades comunicacionales del comercio informal donde se originan. Se parte de la siguiente inquietud: ¿De qué forma el diseño vernacular, en su modalidad paisajística, expresa la cultura amazónica? Se exploran los conceptos de mediación y mediatización, y cómo influencian las pinturas locales. La investigación se apoyó en Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade y Perez, Moreira, Martino, entre otros.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/14123010.11606/issn.1984-5057.v10i2p79-91Signos do Consumo; v. 10 n. 2 (2018): Consumo e suas sensorialidades: do visual, do verbal e do olfativo; 79-911984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230/141604Copyright (c) 2018 Natália Cristina Rodrigues Pereira, Célia Regina Trindade Chagas Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Natália Cristina RodriguesAmorim, Célia Regina Trindade Chagas2019-04-01T12:54:52Zoai:revistas.usp.br:article/141230Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:54:52Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
Painting of Amazon landscapes: the vernacular design in Mosqueiro (PA)
Pintura de paisajes amazónicos: el diseño vernacular en Mosqueiro (PA)
title Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
spellingShingle Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
Pereira, Natália Cristina Rodrigues
Vernacular design
Communication
Landscape paintings
Mediatization
Amazon
Diseño vernacular
Comunicación
Pintura de paisajes
Mediatización
Amazonia
Design vernacular
Comunicação
Pintura de paisagens
Midiatização
Amazônia
title_short Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
title_full Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
title_fullStr Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
title_full_unstemmed Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
title_sort Pintura de paisagens amazônicas: o design vernacular em Mosqueiro (PA)
author Pereira, Natália Cristina Rodrigues
author_facet Pereira, Natália Cristina Rodrigues
Amorim, Célia Regina Trindade Chagas
author_role author
author2 Amorim, Célia Regina Trindade Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Natália Cristina Rodrigues
Amorim, Célia Regina Trindade Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Vernacular design
Communication
Landscape paintings
Mediatization
Amazon
Diseño vernacular
Comunicación
Pintura de paisajes
Mediatización
Amazonia
Design vernacular
Comunicação
Pintura de paisagens
Midiatização
Amazônia
topic Vernacular design
Communication
Landscape paintings
Mediatization
Amazon
Diseño vernacular
Comunicación
Pintura de paisajes
Mediatización
Amazonia
Design vernacular
Comunicação
Pintura de paisagens
Midiatização
Amazônia
description A experiência comunicacional e estética na Amazônia chamada de design vernacular faz parte das reflexões deste artigo. Trata-se de desenhos de letras, ilustrações e paisagens pintados à mão que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. Parte-se da seguinte inquietação: De que forma o design vernacular, na sua modalidade paisagística, expressa a cultura amazônica? Exploram-se os conceitos de mediação e midiatização, e como estes influenciam as pinturas locais. A pesquisa se apoiou em Martín-Barbero, Hepp, Hjarvard, Trindade e Perez, Martino, dentre outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230
10.11606/issn.1984-5057.v10i2p79-91
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p79-91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/141230/141604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Natália Cristina Rodrigues Pereira, Célia Regina Trindade Chagas Amorim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Natália Cristina Rodrigues Pereira, Célia Regina Trindade Chagas Amorim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 10 n. 2 (2018): Consumo e suas sensorialidades: do visual, do verbal e do olfativo; 79-91
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856308531200