O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Karin Borges
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043
Resumo: Ao longo do tempo, o consumo de jogos eletrônicos ganhou destaque mundial por sua capacidade de movimentação do mercado e da economia. No entanto, a literatura ainda apresenta contradições na compreensão desse fenômeno, uma vez que existem diferentes perspectivas sobre o conceito, o escopo e os benefícios dos jogos eletrônicos. Diante disso, consideramos que esse fenômeno deve ser compreendido como uma construção social, envolvendo indivíduos, relações e significados. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão teórica envolvendo a história e a definição dos jogos eletrônicos, compreendendo este fenômeno de consumo como cultural, social e histórico.
id USP-63_92f2325c11ef4b4edd98f0cd4772572a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198043
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e históricoEl consumo de juegos electrónicos como un fenómeno social, cultural e históricoThe consumption of electronic games as a social, cultural and historical phenomenonElectronic gamesConsumptionHistoryCultureSocial constructionJogos eletrônicosConsumoHistóriaCulturaConstrução socialAo longo do tempo, o consumo de jogos eletrônicos ganhou destaque mundial por sua capacidade de movimentação do mercado e da economia. No entanto, a literatura ainda apresenta contradições na compreensão desse fenômeno, uma vez que existem diferentes perspectivas sobre o conceito, o escopo e os benefícios dos jogos eletrônicos. Diante disso, consideramos que esse fenômeno deve ser compreendido como uma construção social, envolvendo indivíduos, relações e significados. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão teórica envolvendo a história e a definição dos jogos eletrônicos, compreendendo este fenômeno de consumo como cultural, social e histórico.Con el paso del tiempo, el consumo de juegos electrónicos adquiere protagonismo mundial por su capacidad de mover el mercado y la economía. Sin embargo, aún existen contradicciones en la literatura en cuanto a la comprensión de este fenómeno, debido a diferentes perspectivas sobre el concepto, el alcance y los beneficios de los juegos electrónicos. Por lo tanto, creemos que este fenómeno debe entenderse como una construcción social, en la que intervienen individuos, relaciones y significados. De esta manera, el objetivo de este trabajo es presentar una revisión teórica que involucre la historia y la definición de los juegos electrónicos, entendiendo este fenómeno de consumo como cultural, social e histórico.Over time, the consumption of electronic games has gained worldwide prominence for its ability to move the market and the economy. However, the literature still presents contradictions in understanding this phenomenon, since there are different perspectives on the concept, scope, and benefits of electronic games. Therefore, we believe that this phenomenon should be understood as a social construction, involving individuals, relationships, and meanings. Thus, the aim of this paper is to present a theoretical review involving the history and the definition of electronic games, understanding this consumption phenomenon as cultural, social, and historical.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19804310.11606/issn.1984-5057.v14i2e198043Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e1980431984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043/190297https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043/200610Copyright (c) 2023 Karin Borges Senra, Francisco Giovanni David Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSenra, Karin BorgesVieira, Francisco Giovanni David2023-12-05T18:23:24Zoai:revistas.usp.br:article/198043Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-05T18:23:24Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
El consumo de juegos electrónicos como un fenómeno social, cultural e histórico
The consumption of electronic games as a social, cultural and historical phenomenon
title O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
spellingShingle O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
Senra, Karin Borges
Electronic games
Consumption
History
Culture
Social construction
Jogos eletrônicos
Consumo
História
Cultura
Construção social
title_short O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
title_full O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
title_fullStr O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
title_full_unstemmed O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
title_sort O consumo de jogos eletrônicos como um fenômeno social, cultural e histórico
author Senra, Karin Borges
author_facet Senra, Karin Borges
Vieira, Francisco Giovanni David
author_role author
author2 Vieira, Francisco Giovanni David
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senra, Karin Borges
Vieira, Francisco Giovanni David
dc.subject.por.fl_str_mv Electronic games
Consumption
History
Culture
Social construction
Jogos eletrônicos
Consumo
História
Cultura
Construção social
topic Electronic games
Consumption
History
Culture
Social construction
Jogos eletrônicos
Consumo
História
Cultura
Construção social
description Ao longo do tempo, o consumo de jogos eletrônicos ganhou destaque mundial por sua capacidade de movimentação do mercado e da economia. No entanto, a literatura ainda apresenta contradições na compreensão desse fenômeno, uma vez que existem diferentes perspectivas sobre o conceito, o escopo e os benefícios dos jogos eletrônicos. Diante disso, consideramos que esse fenômeno deve ser compreendido como uma construção social, envolvendo indivíduos, relações e significados. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão teórica envolvendo a história e a definição dos jogos eletrônicos, compreendendo este fenômeno de consumo como cultural, social e histórico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e198043
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e198043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043/190297
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198043/200610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Karin Borges Senra, Francisco Giovanni David Vieira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Karin Borges Senra, Francisco Giovanni David Vieira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e198043
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855348035584