Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drigo, Maria Ogécia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Malagó, Graziella Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329
Resumo: We aim to verify that, among the meanings generated by women’s visual representations, some aspects of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil can come up. Mbembe, Lipovetsky and Serroy, Semprini, and Sodré compose the theoretical foundation, and we will apply the strategies from Peirce’s semiotics in the analysis of hair products packaging from the Seda brand. The article is relevant for contributing to the understanding of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil in a moment pointedly marked by conflicts generated by intolerance to differences.
id USP-63_934b2d42a904604afde3a88221ad3a07
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/177329
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da SedaBlack women’s cultural identity: visual representations in the packaging of the Seda Identidad cultural de la mujer negra: representaciones visuales en envases de la SedaMulher negraMarcaRepresentação visualMujer negraMarcaRepresentación visualBlack womanBrandVisual representationWe aim to verify that, among the meanings generated by women’s visual representations, some aspects of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil can come up. Mbembe, Lipovetsky and Serroy, Semprini, and Sodré compose the theoretical foundation, and we will apply the strategies from Peirce’s semiotics in the analysis of hair products packaging from the Seda brand. The article is relevant for contributing to the understanding of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil in a moment pointedly marked by conflicts generated by intolerance to differences.Objetiva-se verificar que, em meio aos significados gerados por representações visuais de mulheres, podem vir à tona aspectos do processo de construção da identidade cultural da mulher negra, no Brasil. Mbembe, Lipovetsky e Serroy, Semprini e Sodré compõem a fundamentação teórica, e estratégias da semiótica peirceana serão aplicadas na análise de embalagens de produtos para cabelos da marca Seda. O artigo é relevante por contribuir para a compreensão do processo de construção de identidade cultural da mulher negra no Brasil, em momentos tão marcados por conflitos gerados por intolerância às diferenças.El objetivo es verificar, entre los significados generados por representaciones visuales de mujeres, los posibles aspectos del proceso de construcción de la identidad cultural de la mujer negra en Brasil. Mbembe, Lipovetsky y Serroy, Semprini y Sodré componen la fundamentación teórica, y estrategias de la semiótica peirceana se aplicarán en el análisis de los envases de productos para cabellos de la marca “Seda”. Se espera que este artículo contribuya a la comprensión del proceso de construcción de la identidad de la mujer negra en Brasil, en un contexto de conflicto generado por la intolerancia a las diferencias.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17732910.11606/issn.1984-5057.v13i2e177329Signos do Consumo; v. 13 n. 2 (2021): Novas lógicas de produção, mediação e percepção; e1773291984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329/179371https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329/180800Copyright (c) 2021 Maria Ogécia Drigo, Graziella Andrea Malagóhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDrigo, Maria OgéciaMalagó, Graziella Andrea 2022-02-18T19:56:02Zoai:revistas.usp.br:article/177329Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2022-02-18T19:56:02Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
Black women’s cultural identity: visual representations in the packaging of the Seda
Identidad cultural de la mujer negra: representaciones visuales en envases de la Seda
title Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
spellingShingle Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
Drigo, Maria Ogécia
Mulher negra
Marca
Representação visual
Mujer negra
Marca
Representación visual
Black woman
Brand
Visual representation
title_short Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
title_full Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
title_fullStr Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
title_full_unstemmed Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
title_sort Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda
author Drigo, Maria Ogécia
author_facet Drigo, Maria Ogécia
Malagó, Graziella Andrea
author_role author
author2 Malagó, Graziella Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drigo, Maria Ogécia
Malagó, Graziella Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher negra
Marca
Representação visual
Mujer negra
Marca
Representación visual
Black woman
Brand
Visual representation
topic Mulher negra
Marca
Representação visual
Mujer negra
Marca
Representación visual
Black woman
Brand
Visual representation
description We aim to verify that, among the meanings generated by women’s visual representations, some aspects of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil can come up. Mbembe, Lipovetsky and Serroy, Semprini, and Sodré compose the theoretical foundation, and we will apply the strategies from Peirce’s semiotics in the analysis of hair products packaging from the Seda brand. The article is relevant for contributing to the understanding of the process of construction of the cultural identity of black women in Brazil in a moment pointedly marked by conflicts generated by intolerance to differences.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329
10.11606/issn.1984-5057.v13i2e177329
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e177329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329/179371
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329/180800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Ogécia Drigo, Graziella Andrea Malagó
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Ogécia Drigo, Graziella Andrea Malagó
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 13 n. 2 (2021): Novas lógicas de produção, mediação e percepção; e177329
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856432263168