Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985 |
Resumo: | Este artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual). |
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Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e DilmaFederal Government communication and Brazilian identity: analysis of Lula and Dilma government’s logosLa comunicación del gobierno federal y la identidad brasileña: análisis de los logotipos de los gobiernos Lula y DilmasemióticaidentidadeBrasillogomarcagoverno federalsemióticaidentidadBrasillogotipogobierno federalsemioticsidentityBrazillogofederal governmentEste artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).This article aims to understand, within applied semiotics perspective, the universe of meaning and the Brazilian identity characteristics used by Brazilian’s Federal Government communication. With the analysis of Lula and Dilma Government’s logos, it was observed a great difference between the used signs: Lula’s Government highlighted the miscegenation of Brazilian people, and Dilma’s Government focused on social inequality and the stability/strength of the State (messages that dialogue with the political current crisis in Brazil).En este artículo se busca entender, por medio de la semiótica aplicada, el universo de sentidos y los rasgos identitarios brasileños utilizados en la comunicación del Gobierno Federal brasileño. Mientras se analizan los logotipos de los gobiernos Lula y Dilma, se observa una gran diferencia entre los signos utilizados: aunque en el periodo Lula se destacaba el mestizaje del pueblo brasileño, en el periodo Dilma, el tema de la desigualdad social y la estabilidad/fuerza del Estado pasaron a ser el foco (dialogando con la actual crisis de representación política).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11498510.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66Signos do Consumo; v. 9 n. 1 (2017): Semiótica das expressões marcárias: nomes, mascotes, símbolos, logotipos e publicidade em análise; 55-661984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985/129462Copyright (c) 2018 Alana Giro Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, Alana Giro2019-04-01T12:52:25Zoai:revistas.usp.br:article/114985Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:25Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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