Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Alana Giro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985
Resumo: Este artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).
id USP-63_9bf5c2902d9081cfbc9fb28f602da3be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/114985
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e DilmaFederal Government communication and Brazilian identity: analysis of Lula and Dilma government’s logosLa comunicación del gobierno federal y la identidad brasileña: análisis de los logotipos de los gobiernos Lula y DilmasemióticaidentidadeBrasillogomarcagoverno federalsemióticaidentidadBrasillogotipogobierno federalsemioticsidentityBrazillogofederal governmentEste artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).This article aims to understand, within applied semiotics perspective, the universe of meaning and the Brazilian identity characteristics used by Brazilian’s Federal Government communication. With the analysis of Lula and Dilma Government’s logos, it was observed a great difference between the used signs: Lula’s Government highlighted the miscegenation of Brazilian people, and Dilma’s Government focused on social inequality and the stability/strength of the State (messages that dialogue with the political current crisis in Brazil).En este artículo se busca entender, por medio de la semiótica aplicada, el universo de sentidos y los rasgos identitarios brasileños utilizados en la comunicación del Gobierno Federal brasileño. Mientras se analizan los logotipos de los gobiernos Lula y Dilma, se observa una gran diferencia entre los signos utilizados: aunque en el periodo Lula se destacaba el mestizaje del pueblo brasileño, en el periodo Dilma, el tema de la desigualdad social y la estabilidad/fuerza del Estado pasaron a ser el foco (dialogando con la actual crisis de representación política).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11498510.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66Signos do Consumo; v. 9 n. 1 (2017): Semiótica das expressões marcárias: nomes, mascotes, símbolos, logotipos e publicidade em análise; 55-661984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985/129462Copyright (c) 2018 Alana Giro Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, Alana Giro2019-04-01T12:52:25Zoai:revistas.usp.br:article/114985Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:25Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
Federal Government communication and Brazilian identity: analysis of Lula and Dilma government’s logos
La comunicación del gobierno federal y la identidad brasileña: análisis de los logotipos de los gobiernos Lula y Dilma
title Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
spellingShingle Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
Jorge, Alana Giro
semiótica
identidade
Brasil
logomarca
governo federal
semiótica
identidad
Brasil
logotipo
gobierno federal
semiotics
identity
Brazil
logo
federal government
title_short Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
title_full Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
title_fullStr Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
title_full_unstemmed Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
title_sort Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
author Jorge, Alana Giro
author_facet Jorge, Alana Giro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Alana Giro
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica
identidade
Brasil
logomarca
governo federal
semiótica
identidad
Brasil
logotipo
gobierno federal
semiotics
identity
Brazil
logo
federal government
topic semiótica
identidade
Brasil
logomarca
governo federal
semiótica
identidad
Brasil
logotipo
gobierno federal
semiotics
identity
Brazil
logo
federal government
description Este artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985
10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985/129462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alana Giro Jorge
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alana Giro Jorge
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 9 n. 1 (2017): Semiótica das expressões marcárias: nomes, mascotes, símbolos, logotipos e publicidade em análise; 55-66
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855944675328