El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751 |
Resumo: | Nas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa. |
id |
USP-63_bf90e2604b29a8de52a761e035de79c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170751 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión Consumption and non consumption: flashes of a discussion O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão ConsumptionCommunicationLiteratureSpeechConsumoComunicaciónLiteraturaDiscursoConsumo ComunicaçãoLiteraturaDiscursoNas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa.En las últimas décadas, la concepción clásica de consumo -el acto de adquisición de mercancías- se ha ampliado a partir de las reflexiones de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos y sociólogos, siendo hoy entendido como un fenómeno socio-cultural complejo. En este artículo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos del consumo y, igualmente, del no consumo de bienes (materiales y simbólicos), a partir del cuento Una cuestión temporal, de la escritora inglesa Jhumpa Lahiri, valiéndonos para ello de elementos de la teoría literaria y de preceptos del Análisis del Discurso de línea francesa.In the last decades, the classical conception of consumption - the act of acquiring commodities - has expanded from the reflections of scholars from different areas, such as philosophers, anthropologists and sociologists, and is now understood as a complex socio-cultural phenomenon. In this article, we aim to discuss epistemological aspects of consumption and, equally, the non-consumption of goods (material and symbolic), from the short story A temporary question, by the English writer Jhumpa Lahiri, using for this reason elements of literary theory and the precepts of French Speech Analysis.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17075110.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114Signos do Consumo; v. 12 n. 2 (2020): Gênero e sexualidade na interface com consumo e publicidade; 106-1141984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751/167422Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascozahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, João Anzanello2020-12-30T13:48:26Zoai:revistas.usp.br:article/170751Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2020-12-30T13:48:26Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión Consumption and non consumption: flashes of a discussion O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão |
title |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
spellingShingle |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión Carrascoza, João Anzanello Consumption Communication Literature Speech Consumo Comunicación Literatura Discurso Consumo Comunicação Literatura Discurso |
title_short |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
title_full |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
title_fullStr |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
title_full_unstemmed |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
title_sort |
El consumo y el no consumo: flashes de una discusión |
author |
Carrascoza, João Anzanello |
author_facet |
Carrascoza, João Anzanello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoza, João Anzanello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumption Communication Literature Speech Consumo Comunicación Literatura Discurso Consumo Comunicação Literatura Discurso |
topic |
Consumption Communication Literature Speech Consumo Comunicación Literatura Discurso Consumo Comunicação Literatura Discurso |
description |
Nas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751/167422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascoza http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascoza http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 12 n. 2 (2020): Gênero e sexualidade na interface com consumo e publicidade; 106-114 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856402903040 |