El consumo y el no consumo: flashes de una discusión

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoza, João Anzanello
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751
Resumo: Nas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa.
id USP-63_bf90e2604b29a8de52a761e035de79c6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170751
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling El consumo y el no consumo: flashes de una discusión Consumption and non consumption: flashes of a discussion O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão ConsumptionCommunicationLiteratureSpeechConsumoComunicaciónLiteraturaDiscursoConsumo ComunicaçãoLiteraturaDiscursoNas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa.En las últimas décadas, la concepción clásica de consumo -el acto de adquisición de mercancías- se ha ampliado a partir de las reflexiones de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos y sociólogos, siendo hoy entendido como un fenómeno socio-cultural complejo. En este artículo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos del consumo y, igualmente, del no consumo de bienes (materiales y simbólicos), a partir del cuento Una cuestión temporal, de la escritora inglesa Jhumpa Lahiri, valiéndonos para ello de elementos de la teoría literaria y de preceptos del Análisis del Discurso de línea francesa.In the last decades, the classical conception of consumption - the act of acquiring commodities - has expanded from the reflections of scholars from different areas, such as philosophers, anthropologists and sociologists, and is now understood as a complex socio-cultural phenomenon. In this article, we aim to discuss epistemological aspects of consumption and, equally, the non-consumption of goods (material and symbolic), from the short story A temporary question, by the English writer Jhumpa Lahiri, using for this reason elements of literary theory and the precepts of French Speech Analysis.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17075110.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114Signos do Consumo; v. 12 n. 2 (2020): Gênero e sexualidade na interface com consumo e publicidade; 106-1141984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751/167422Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascozahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, João Anzanello2020-12-30T13:48:26Zoai:revistas.usp.br:article/170751Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2020-12-30T13:48:26Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
Consumption and non consumption: flashes of a discussion
O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão
title El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
spellingShingle El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
Carrascoza, João Anzanello
Consumption
Communication
Literature
Speech
Consumo
Comunicación
Literatura
Discurso
Consumo
Comunicação
Literatura
Discurso
title_short El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
title_full El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
title_fullStr El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
title_full_unstemmed El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
title_sort El consumo y el no consumo: flashes de una discusión
author Carrascoza, João Anzanello
author_facet Carrascoza, João Anzanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoza, João Anzanello
dc.subject.por.fl_str_mv Consumption
Communication
Literature
Speech
Consumo
Comunicación
Literatura
Discurso
Consumo
Comunicação
Literatura
Discurso
topic Consumption
Communication
Literature
Speech
Consumo
Comunicación
Literatura
Discurso
Consumo
Comunicação
Literatura
Discurso
description Nas últimas décadas, a concepção clássica de consumo – ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como filósofos, antropólogos e sociólogos, sendo hoje entendida como um fenômeno sócio-cultural complexo. Neste artigo, objetivamos discutir aspectos epistemológicos do consumo e, igualmente, do não consumo de bens (materiais e simbólicos) a partir do conto Uma questão temporária, da escritora inglesa Jhumpa Lahiri. Vamos nos valer, para isso, de elementos da teoria literária e de preceitos da análise do discurso de linha francesa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751
10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p106-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/170751/167422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascoza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Anzanello Carrascoza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 12 n. 2 (2020): Gênero e sexualidade na interface com consumo e publicidade; 106-114
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856402903040