“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elizabeth Leão Bening de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653
Resumo: De acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE.
id USP-63_dc9a94ea24d1cbbe28a2f575e4bf71d0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201653
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdadeMedida socioeducativaConsumo juvenilDrogasSocio-educational measureYoungster’s consumptionDrugsMedida socioeducativaConsumo juvenilDrogasDe acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20165310.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2016531984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/190296https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/200673Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elizabeth Leão Bening deFernandes, Raquel de Aragão Uchôa2023-12-06T20:43:20Zoai:revistas.usp.br:article/201653Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-06T20:43:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
title “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
spellingShingle “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
Souza, Elizabeth Leão Bening de
Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
Socio-educational measure
Youngster’s consumption
Drugs
Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
title_short “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
title_full “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
title_fullStr “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
title_full_unstemmed “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
title_sort “Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
author Souza, Elizabeth Leão Bening de
author_facet Souza, Elizabeth Leão Bening de
Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
author_role author
author2 Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elizabeth Leão Bening de
Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
Socio-educational measure
Youngster’s consumption
Drugs
Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
topic Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
Socio-educational measure
Youngster’s consumption
Drugs
Medida socioeducativa
Consumo juvenil
Drogas
description De acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/190296
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/200673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e201653
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855350132736