“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653 |
Resumo: | De acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE. |
id |
USP-63_dc9a94ea24d1cbbe28a2f575e4bf71d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/201653 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdadeMedida socioeducativaConsumo juvenilDrogasSocio-educational measureYoungster’s consumptionDrugsMedida socioeducativaConsumo juvenilDrogasDe acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20165310.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2016531984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/190296https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/200673Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elizabeth Leão Bening deFernandes, Raquel de Aragão Uchôa2023-12-06T20:43:20Zoai:revistas.usp.br:article/201653Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-06T20:43:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
title |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
spellingShingle |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade Souza, Elizabeth Leão Bening de Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas Socio-educational measure Youngster’s consumption Drugs Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas |
title_short |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
title_full |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
title_fullStr |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
title_full_unstemmed |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
title_sort |
“Já viu o meu tênis, tia? Você tem um assim?”: o consumo material entre adolescentes-jovens privados de liberdade |
author |
Souza, Elizabeth Leão Bening de |
author_facet |
Souza, Elizabeth Leão Bening de Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Elizabeth Leão Bening de Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas Socio-educational measure Youngster’s consumption Drugs Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas |
topic |
Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas Socio-educational measure Youngster’s consumption Drugs Medida socioeducativa Consumo juvenil Drogas |
description |
De acordo com o último levantamento anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2020, 19.796 adolescentes estão na condição de restrição e privação de liberdade; desses, 5.144 na região Nordeste. O mundo das drogas e de seu tráfico aparece como forte condutor de aquisição econômica e material para esses meninos e meninas, refletindo como possível trampolim de reconhecimento social e sofrendo influência da sociedade de consumo, principalmente a partir da aquisição, por esses jovens, de produtos de marcas famosas. Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado redigida a partir de pesquisa realizada, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, com adolescentes-jovens em medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo/Fundação de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) do Cabo de Santo Agostinho/PE e vinculados à Vara da Infância e Juventude de Ipojuca/PE. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e201653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/190296 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/201653/200673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Elizabeth Leão Bening de Souza, Raquel de Aragão Uchôa Fernandes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e201653 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855350132736 |