PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes. |
id |
USP-65_849bdca7a069113f32e9dcb1b1922475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/124789 |
network_acronym_str |
USP-65 |
network_name_str |
Revista de contabilidade e organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZILPERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASILAccountingTeacher educationEducationFormative spacesFormação docenteContabilidadeEnsinoEspaços formativosO objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.The aim of this study was to analyze the perceptions of Accounting teachers, master’s and PhD holders in Brazil, regarding the formative teaching spaces as proposed by Swain & Stout (2000): Graduate program, Higher Education Institution (HEI) and individual effort. A survey with data collected through online questionnaire developed, validated and authorized by Swain & Stout (2000) was used as research strategy. In total, 425 questionnaires were obtained, 328 of these being Master’s and 97 PhD holders, where 378 of the total were teachers representing all states of Brazil. The main result of the study indicates that the responsibility for teacher education, both of the Graduate Program and of HEIs, is greater than the actual training provided by these formative spaces. Discussion on how graduate programs are forming their teachers is the contribution of this study.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/12478910.11606/rco.v10i28.124789Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 No. 28 (2016); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 Núm. 28 (2016); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; v. 10 n. 28 (2016); 58-701982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/122525https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/151725https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/146297Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Raissa Silveira deAraújo, Adriana Maria Procópio de2020-06-25T13:36:28Zoai:revistas.usp.br:article/124789Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:28Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASIL |
title |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
spellingShingle |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL Farias, Raissa Silveira de Accounting Teacher education Education Formative spaces Formação docente Contabilidade Ensino Espaços formativos |
title_short |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
title_full |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
title_fullStr |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
title_full_unstemmed |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
title_sort |
PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL |
author |
Farias, Raissa Silveira de |
author_facet |
Farias, Raissa Silveira de Araújo, Adriana Maria Procópio de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Adriana Maria Procópio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Raissa Silveira de Araújo, Adriana Maria Procópio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting Teacher education Education Formative spaces Formação docente Contabilidade Ensino Espaços formativos |
topic |
Accounting Teacher education Education Formative spaces Formação docente Contabilidade Ensino Espaços formativos |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789 10.11606/rco.v10i28.124789 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789 |
identifier_str_mv |
10.11606/rco.v10i28.124789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/122525 https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/151725 https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/146297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 No. 28 (2016); 58-70 Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 Núm. 28 (2016); 58-70 Revista de Contabilidade e Organizações; v. 10 n. 28 (2016); 58-70 1982-6486 reponame:Revista de contabilidade e organizações instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de contabilidade e organizações |
collection |
Revista de contabilidade e organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rco@usp.br |
_version_ |
1797054145424785408 |