PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Raissa Silveira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Adriana Maria Procópio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.
id USP-65_849bdca7a069113f32e9dcb1b1922475
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/124789
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZILPERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASILAccountingTeacher educationEducationFormative spacesFormação docenteContabilidadeEnsinoEspaços formativosO objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.The aim of this study was to analyze the perceptions of Accounting teachers, master’s and PhD holders in Brazil, regarding the formative teaching spaces as proposed by Swain & Stout (2000): Graduate program, Higher Education Institution (HEI) and individual effort. A survey with data collected through online questionnaire developed, validated and authorized by Swain & Stout (2000) was used as research strategy. In total, 425 questionnaires were obtained, 328 of these being Master’s and 97 PhD holders, where 378 of the total were teachers representing all states of Brazil. The main result of the study indicates that the responsibility for teacher education, both of the Graduate Program and of HEIs, is greater than the actual training provided by these formative spaces. Discussion on how graduate programs are forming their teachers is the contribution of this study.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/12478910.11606/rco.v10i28.124789Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 No. 28 (2016); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 Núm. 28 (2016); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; v. 10 n. 28 (2016); 58-701982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/122525https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/151725https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/146297Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Raissa Silveira deAraújo, Adriana Maria Procópio de2020-06-25T13:36:28Zoai:revistas.usp.br:article/124789Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:28Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE QUANTO AOS ESPAÇOS FORMATIVOS PARA O OFÍCIO DA DOCÊNCIA NO BRASIL
title PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
spellingShingle PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
Farias, Raissa Silveira de
Accounting
Teacher education
Education
Formative spaces
Formação docente
Contabilidade
Ensino
Espaços formativos
title_short PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
title_full PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
title_fullStr PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
title_full_unstemmed PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
title_sort PERCEPTION OF ACCOUNTING TEACHERS REGARDING FORMATIVE SPACES FOR TEACHING IN BRAZIL
author Farias, Raissa Silveira de
author_facet Farias, Raissa Silveira de
Araújo, Adriana Maria Procópio de
author_role author
author2 Araújo, Adriana Maria Procópio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Raissa Silveira de
Araújo, Adriana Maria Procópio de
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Teacher education
Education
Formative spaces
Formação docente
Contabilidade
Ensino
Espaços formativos
topic Accounting
Teacher education
Education
Formative spaces
Formação docente
Contabilidade
Ensino
Espaços formativos
description O objetivo do estudo foi analisar a formação dos docentes, mestres e doutores em contabilidade no Brasil, a partir dos espaços formativos propostos por Swain & Stout (2000): Programa de Pós-graduação, Instituição de Ensino Superior (IES) e esforço individual. O estudo foi caracterizado como descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da análise descritiva e, do teste estatístico de Wilcoxon. Utilizou-se como estratégia de pesquisa um levantamento, com dados coletados por meio de questionário online, desenvolvido, validado e autorizado por Swain & Stout (2000). No total, foram obtidos 425 questionários de 328 mestres e 97 doutores, sendo 378 docentes representando todos os Estados Federativos do Brasil. O principal resultado do estudo indicou que, a responsabilidade pela formação para a docência, tanto do Programa de Pós-graduação quanto das IES é maior do que a formação proporcionada por esses espaços formativos. Como contribuição, tem-se a perspectiva de debate sobre como os programas de pós-graduação estão formando seus docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789
10.11606/rco.v10i28.124789
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789
identifier_str_mv 10.11606/rco.v10i28.124789
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/122525
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/151725
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/124789/146297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Contabilidade e Organizações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 No. 28 (2016); 58-70
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 10 Núm. 28 (2016); 58-70
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 10 n. 28 (2016); 58-70
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054145424785408