ENSINO DE CONTABILIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCENTE
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55607 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável. |
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ENSINO DE CONTABILIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DISCENTEACCOUNTING EDUCATION AT UNDERGRADUATE IN BUSINESS ADMINISTRATION: AN ANALYSIS UNDER THE STUDENTS PERSPECTIVEAccounting TeachingUndergraduate in Business AdministrationStudent Attitude.Ensino de ContabilidadeGraduação em AdministraçãoAtitude DiscenteO objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.The main objective of this study was to analyze the attitudes of undergraduate students in Business Administration (B.A.) regarding the subjects of the Accounting area from four universities, in Minas Gerais. About methodology, this study involved a quantitative evaluation that were applied structured questionnaires to a sample of 261 B.A. undergraduates to analyze their attitude toward the Accounting teaching. In this stage, techniques for data analysis like descriptive statistics and factorial analysis were used. The quantitative evaluation with students has demonstrated as appropriate the model with 36 variables to measure attitude after tests like KMO, Bartlett Sphericity and Commonalities, that have indicated satisfactory degree of settlement and reliability of the data, and, therefore, it was submitted to the factorial analysis. With approximately 62% of the total variance explained, 11 factors were obtained. The factors were named (i) Implications of teaching accounting in practice; (ii) Self-confidence; (iii) Personal interest; (iv) Perceived difficulty; (v) Utility of monitoring; (vi) Skills at practical level; (vii) Perceived importance; (viii) Interdisciplinary practice; (ix) Skills at theoretical level; (x) Form of learning; and factor 11 was not a construct because its presenting only one variable.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/5560710.11606/rco.v8i21.55607Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 8 No. 21 (2014); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 8 Núm. 21 (2014); 58-70Revista de Contabilidade e Organizações; v. 8 n. 21 (2014); 58-701982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55607/97390https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55607/146332Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Guilherme de FreitasMafra, Flávia Luciana Naves2020-06-25T13:36:52Zoai:revistas.usp.br:article/55607Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:52Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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