Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Guilherme de Freitas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mafra, Flávia Luciana Naves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37399
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.
id UFLA_e85e2fa529019925f79a76d247ac433f
oai_identifier_str oai:localhost:1/37399
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discenteEnsino de contabilidadeGraduação em administraçãoAtitude discenteAccounting teachingDegree in administrationStudent attitudeO objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.Universidade de São Paulo2019-10-30T12:12:49Z2019-10-30T12:12:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, G. de F.; MAFRA, F. L. N. Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 8, n. 21, p. 59-70, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37399Revista de Contabilidade e Organizaçõesreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Guilherme de FreitasMafra, Flávia Luciana Navespor2019-10-30T12:12:50Zoai:localhost:1/37399Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-30T12:12:50Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
title Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
spellingShingle Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
Borges, Guilherme de Freitas
Ensino de contabilidade
Graduação em administração
Atitude discente
Accounting teaching
Degree in administration
Student attitude
title_short Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
title_full Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
title_fullStr Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
title_full_unstemmed Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
title_sort Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente
author Borges, Guilherme de Freitas
author_facet Borges, Guilherme de Freitas
Mafra, Flávia Luciana Naves
author_role author
author2 Mafra, Flávia Luciana Naves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Guilherme de Freitas
Mafra, Flávia Luciana Naves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de contabilidade
Graduação em administração
Atitude discente
Accounting teaching
Degree in administration
Student attitude
topic Ensino de contabilidade
Graduação em administração
Atitude discente
Accounting teaching
Degree in administration
Student attitude
description O objetivo principal deste estudo foi analisar atitudes discentes do curso de graduação em Administração em relação as disciplinas da área de Contabilidade de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto a metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de KMO, Esfericidade de Bartlett e Comunalidades que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados, e, portanto, foi submetido a análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada obteve-se 11 fatores. Os fatores foram denominados: (i) Implicações do ensino de contabilidade na prática; (ii) Autoconfiança; (iii) Interesse pessoal; (iv) Dificuldade percebida; (v) Utilidade da monitoria; (vi) Domínio de habilidades em nível prático; (vii) Importância percebida; (viii) Prática Interdisciplinar; (ix) Domínio de habilidade em nível teórico; (x) Forma de aprendizagem; e o fator 11 não constituiu um constructo por apresentar apenas uma variável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-10-30T12:12:49Z
2019-10-30T12:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, G. de F.; MAFRA, F. L. N. Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 8, n. 21, p. 59-70, 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37399
identifier_str_mv BORGES, G. de F.; MAFRA, F. L. N. Ensino de contabilidade na graduação em administração: uma análise sob a perspectiva discente. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 8, n. 21, p. 59-70, 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439230415929344