ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Conte de Almeida, Sandra Francesca, Matos do Amparo, Deise, Pereira, Adriana Matos Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107619
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.
id USP-67_03eb7198809409adba23161962ea2a7e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107619
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLARAdolescentesviolênciaculturapesquisa-intervençãopsicanálise.Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.Universidade de São Paulo2015-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/10761910.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225Estilos da Clinica; v. 20 n. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225Estilos da Clinica; ##issue.vol## 20 ##issue.no## 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 20 N. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 20 No. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 20 No 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-2251981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107619/106026Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia CristinaConte de Almeida, Sandra FrancescaMatos do Amparo, DeisePereira, Adriana Matos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:07Zoai:revistas.usp.br:article/107619Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:07Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
title ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
spellingShingle ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia Cristina
Adolescentes
violência
cultura
pesquisa-intervenção
psicanálise.
title_short ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
title_fullStr ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full_unstemmed ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
title_sort ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E OBJETOS CULTURAIS: UMA INTERVENÇÃO ENTRE O EDUCATIVO E O TERAPÊUTICO NO ESPAÇO ESCOLAR
author Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia Cristina
author_facet Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia Cristina
Conte de Almeida, Sandra Francesca
Matos do Amparo, Deise
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
author_role author
author2 Conte de Almeida, Sandra Francesca
Matos do Amparo, Deise
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarouquella Rodrigues Brasil, Katia Cristina
Conte de Almeida, Sandra Francesca
Matos do Amparo, Deise
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
violência
cultura
pesquisa-intervenção
psicanálise.
topic Adolescentes
violência
cultura
pesquisa-intervenção
psicanálise.
description Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107619
10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107619
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/107619/106026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 20 n. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 20 ##issue.no## 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 20 N. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 20 No. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 20 No 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Dossiê: Sofrimento psíquico na infância e na adolescência: dispositivos de mediação e discurso social; 205-225
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495233814528