TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kazahaya, Daniel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495
Resumo: Investigam-se as interações entre bebês e crianças pequenas apontando as possibilidades de participação na constituição psíquica e no desenvolvimento. Esses sujeitos foram denominados “pequenos semelhantes” e definidos em termos constitucionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica embasada em três principais autores: Freud, Lacan e Winnicott. Esta revisão foi confrontada com dados de observação da psicologia do desenvolvimento. Conclui-se que os pequenos semelhantes interagem e formam organizações pré-grupais e grupais marcadas pela identificação, agressividade e cooperação, além de ter participação única e diferencial na constituição psíquica e no desenvolvimento, melhor definida como a gênese dos sentimentos sociais. 
id USP-67_53be12aca3f43cfd3fd50f75e31e7eab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/125495
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENTEL PEQUEÑO SIMILAR EN CUESTIÓN: LO QUE LOS BEBÉS Y LOS NIÑOS PEQUEÑOS PUEDEN HACER POR SUS PARES SEMEJANTES EN LA CONSTITUCIÓN Y EL DESARROLLO PSÍQUICOSO pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento.psicanálise da criançadesenvolvimento huma- nobebêscriançaconstituição psíquica.psychoanalysis of childrenhuman developmentbabieschildpsychic constitution.psicoanálisis del niñodesarrollo humano similarbebésniñoconstitución psíquica.Investigam-se as interações entre bebês e crianças pequenas apontando as possibilidades de participação na constituição psíquica e no desenvolvimento. Esses sujeitos foram denominados “pequenos semelhantes” e definidos em termos constitucionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica embasada em três principais autores: Freud, Lacan e Winnicott. Esta revisão foi confrontada com dados de observação da psicologia do desenvolvimento. Conclui-se que os pequenos semelhantes interagem e formam organizações pré-grupais e grupais marcadas pela identificação, agressividade e cooperação, além de ter participação única e diferencial na constituição psíquica e no desenvolvimento, melhor definida como a gênese dos sentimentos sociais. This paper investigates the interactions between babies and young children indicating the possibilities of a participation in psychic constitution and development. These subjects were named “similar toddlers” and defined in constitutional terms. A literature review of psychoanalytic theory was performed, based on three main authors: Freud, Lacan, and Winnicott. This review was confronted with observation data of developmental psychology. We conclude that similar toddlers interact and form pre-group and group organizations marked by identification, aggression, and cooperation, as well as having a unique and differential participation in the psychic constitution and development, better defined as the genesis of social feelings. Se investigan las interacciones entre los bebés y los niños que precisan las posibilidades de una participación en la constitución y el desarrollo psíquicos. Estos chicos fueron nombrados pequeño semejante y definidos desde términos constitucionales. Se hizo una revisión de la literatura sobre la teoría psicoanalítica en tres autores principales: Freud, Lacan y Winnicott. Esta opinión fue confrontada con la observación de los datos de la psicología del desarrollo. Concluimos que los pequeños semejantes forman organizaciones pregrupales y grupales marcados por la identificación, la agresión y la cooperación, así como tiene una participación singular y diferenciada en la constitución y el desarrollo psíquico que mejor define como la génesis de los sentimientos sociales. Universidade de São Paulo2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/12549510.11606/issn.1981-1624.v22i1p83-99Estilos da Clinica; v. 22 n. 1 (2017); 83-99Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 1 (2017); 83-99Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 1 (2017); 83-99Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 1 (2017); 83-99Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 1 (2017); 83-99Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 1 (2017); 83-991981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495/129956Kazahaya, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:23Zoai:revistas.usp.br:article/125495Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:23Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
EL PEQUEÑO SIMILAR EN CUESTIÓN: LO QUE LOS BEBÉS Y LOS NIÑOS PEQUEÑOS PUEDEN HACER POR SUS PARES SEMEJANTES EN LA CONSTITUCIÓN Y EL DESARROLLO PSÍQUICOS
O pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento.
title TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
spellingShingle TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
Kazahaya, Daniel
psicanálise da criança
desenvolvimento huma- no
bebês
criança
constituição psíquica.
psychoanalysis of children
human development
babies
child
psychic constitution.
psicoanálisis del niño
desarrollo humano similar
bebés
niño
constitución psíquica.
title_short TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
title_full TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
title_fullStr TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
title_full_unstemmed TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
title_sort TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT
author Kazahaya, Daniel
author_facet Kazahaya, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kazahaya, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise da criança
desenvolvimento huma- no
bebês
criança
constituição psíquica.
psychoanalysis of children
human development
babies
child
psychic constitution.
psicoanálisis del niño
desarrollo humano similar
bebés
niño
constitución psíquica.
topic psicanálise da criança
desenvolvimento huma- no
bebês
criança
constituição psíquica.
psychoanalysis of children
human development
babies
child
psychic constitution.
psicoanálisis del niño
desarrollo humano similar
bebés
niño
constitución psíquica.
description Investigam-se as interações entre bebês e crianças pequenas apontando as possibilidades de participação na constituição psíquica e no desenvolvimento. Esses sujeitos foram denominados “pequenos semelhantes” e definidos em termos constitucionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica embasada em três principais autores: Freud, Lacan e Winnicott. Esta revisão foi confrontada com dados de observação da psicologia do desenvolvimento. Conclui-se que os pequenos semelhantes interagem e formam organizações pré-grupais e grupais marcadas pela identificação, agressividade e cooperação, além de ter participação única e diferencial na constituição psíquica e no desenvolvimento, melhor definida como a gênese dos sentimentos sociais. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495
10.11606/issn.1981-1624.v22i1p83-99
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v22i1p83-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495/129956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 22 n. 1 (2017); 83-99
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 1 (2017); 83-99
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 1 (2017); 83-99
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 1 (2017); 83-99
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 1 (2017); 83-99
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 1 (2017); 83-99
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495688896512