Role of the nursery educator in the subjectivation process of babies and young children in day care centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sehn, Amanda Schöffel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183855
Resumo: Este estudo de revisão teve como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca da participação do(a) educador(a) na subjetivação de bebês e crianças bem pequenas. Sustentado no referencial da psicanálise, o  estudo propõe discutir a importância que o(a) educador(a) assume no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena. Apesar de pouco explorada na literatura, torna-se importante lançar luz sobre a função de cuidar e educar na educação infantil, considerando que é um trabalho que envolve o investimento e a aposta num pequeno sujeito em processo de subjetivação. Compreende-se, portanto, que este trabalho se diferencia da função parental, e, ao mesmo tempo, é inegável que o profissional da educação também seja uma figura de referência no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena no espaço da Educação Infantil.
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spelling Role of the nursery educator in the subjectivation process of babies and young children in day care centersPapel del educador de educación infantil en el proceso de subjetivación de bebés y niños pequeñosFunção do(a) educador(a) da Educação Infantil no processo de subjetivação dos bebês e crianças pequenasRôle de l'éducatrice de la petite enfance dans le processus de subjectivation des bébés et des jeunes enfantseducation des enfantsconstitution psychiquepsychanalysebébéspetits enfantsearly childhood educationpsychic constitutionpsychoanalysisbabiesyoung childreneducação infantilconstituição psíquicapsicanálisebebêscrianças pequenaseducación infantilconstitución psíquicapsicoanálisisbebésniños pequeñosEste estudo de revisão teve como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca da participação do(a) educador(a) na subjetivação de bebês e crianças bem pequenas. Sustentado no referencial da psicanálise, o  estudo propõe discutir a importância que o(a) educador(a) assume no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena. Apesar de pouco explorada na literatura, torna-se importante lançar luz sobre a função de cuidar e educar na educação infantil, considerando que é um trabalho que envolve o investimento e a aposta num pequeno sujeito em processo de subjetivação. Compreende-se, portanto, que este trabalho se diferencia da função parental, e, ao mesmo tempo, é inegável que o profissional da educação também seja uma figura de referência no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena no espaço da Educação Infantil.Cette étude de synthèse visait à présenter une discussion théorique sur la participation de l'éducatrice à la subjectivation des bébés et des très jeunes enfants. À partir du cadre de la psychanalyse, l'étude propose de discuter de l'importance que l'éducateur assume dans le processus de subjectivation du bébé et du petit enfant. Il est important d'éclairer la fonction de soins et d'éducation, dans l'éducation de la petite enfance, considérant qu'il s'agit d'un métier qui implique un investissement dans une petite matière en cours de subjectivation. On comprend donc que ce travail diffère de la fonction parentale, il est indéniable que le professionnel de l'éducation est aussi une figure de référence dans le processus de subjectivation du bébé et du petit enfant dans l'espace de l'éducation de la petite enfance.Este estudio de revisión tuvo como objetivo presentar una discusión teórica sobre la participación del educador en la subjetivación de bebés y niños muy pequeños. Partiendo del marco del psicoanálisis, el estudio se propone discutir la importancia que asume el educador en el proceso de subjetivación del bebé y el niño pequeño. Es importante arrojar luz sobre la función de cuidar y educar, en la educación infantil, considerando que es un trabajo que implica inversión en una pequeña persona en proceso de subjetivación. Se entiende que este trabajo se diferencia de la función parental, al mismo tiempo, es innegable que el profesional de la educación es también una figura de referencia en el proceso de subjetivación del bebé y el niño pequeño en el espacio de Educación Infantil.This review study aimed to present a theoretical discussion about the nursery educator's participation in the subjectivation of babies and very young children. Based on the psychoanalysis framework, the study proposes to discuss the importance that the nursery educator assumes in the process of subjectivation of the baby and the very young children. Although little explored in the literature, it is important to shed light on the function of caring and educating, in early childhood education, considering that it is a job that involves subject investment. This work differs from the parental function, at the same time, it is undeniable that the education professional is also a reference figure in the subjectivation process of the baby and the small child in the space of Early Education.Universidade de São Paulo2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/18385510.11606/issn.1981-1624.v27i1p68-80Estilos da Clinica; v. 27 n. 1 (2022): Escuta de bebês; 68-80Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 1 (2022): Escuta de bebês; 68-80Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 1 (2022): Escuta de bebês; 68-80Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 27 No. 1 (2022): Listening to babies; 68-80Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 27 No 1 (2022): Écouter les bébés; 68-80Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Escuchando bebes; 68-801981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183855/181474Copyright (c) 2022 Amanda Schöffel Sehn, Rita de Cassia Sobreira Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSehn, Amanda SchöffelLopes, Rita de Cassia Sobreira2022-04-30T17:38:35Zoai:revistas.usp.br:article/183855Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2022-04-30T17:38:35Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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