The use of robots as mediators in psychoanalytical clinical practice with autistic children
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/181537 |
Resumo: | Nossa proposta, a partir da clínica psicanalítica, é demonstrar como o uso do robô, enquanto objeto tecnológico, poderá permitir à criança autista, no tratamento, maior interação e laço com o Outro. Fazemos uma aposta de que as intervenções mediadas pelo robô podem proporcionar um semblante das operações constitutivas do sujeito que não se realizaram. Considerando que os componentes da borda autística possibilitam ao sujeito enlaçar-se no meio social, destaca-se as possibilidades de 'alargamento' desta borda autística a partir de intervenções qualificadas com objeto. Assim, o uso do robô nas sessões torna as intervenções menos invasivas à criança permitindo certa regulação pulsional, favorecendo um caminho privilegiado de comunicação e intervenção, produzindo maior interação social. |
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The use of robots as mediators in psychoanalytical clinical practice with autistic children O uso de robôs como mediadores na prática clínica psicanalítica com crianças autistasEl uso de robots como mediadores en la práctica clínica psicoanalítica con niños autistasL’utilisation de robots comme mediateurs dans la pratique clinique psychanalytique avec enfants autistespsychanalyseautismerobotcliniqueobjetpsicanáliseautismorobôsclínicaobjetopsicoanálisisautismorobotclinicaobjetopsychoanalysisautismrobotsclinicsobjectNossa proposta, a partir da clínica psicanalítica, é demonstrar como o uso do robô, enquanto objeto tecnológico, poderá permitir à criança autista, no tratamento, maior interação e laço com o Outro. Fazemos uma aposta de que as intervenções mediadas pelo robô podem proporcionar um semblante das operações constitutivas do sujeito que não se realizaram. Considerando que os componentes da borda autística possibilitam ao sujeito enlaçar-se no meio social, destaca-se as possibilidades de 'alargamento' desta borda autística a partir de intervenções qualificadas com objeto. Assim, o uso do robô nas sessões torna as intervenções menos invasivas à criança permitindo certa regulação pulsional, favorecendo um caminho privilegiado de comunicação e intervenção, produzindo maior interação social.Notre proposition, à partir de la clinique psychanalytique, c’est de démontrer comme l’utilisation du robot, en tant qu’objet technologique, pourra permettre à l’enfant autiste, dans le traitement, des plus grands interaction et lien avec l’Autre. On parie que les interventions facilitées par le robot peuvent promouvoir un semblant des opérations constitutives du sujet qui n’ont pas été réalisées. En considérant que les composants de la borde autistique permettent au sujet de se lier au milieu social, on distingue les possibilités d’‘élargissement’ de cette borde autistique à partir des interventions qualifiées avec objet. Ainsi, l’utilisation du robot dans les sessions rendent les interventions moins invasives pour l’enfant, en permettant une certaine régulation pulsionnelle qui favorise un chemin privilégié de communication et intervention, en ayant comme résultat une plus grande interaction sociale.Nuestra propuesta en este artículo es demostrar, desde la clínica psicoanalítica, cómo el uso del robot, como objeto tecnológico, puede permitir al niño autista, en el tratamiento, una mayor interacción y lazo con el Otro. Apostamos a que las intervenciones mediadas por el robot pueden proporcionar un semblante de las operaciones constitutivas del sujeto que no se hicieron realidad. Considerando que los componentes del borde autístico le permiten al sujeto vincularse en el entorno social, se destacan las posibilidades de «dilatar» este borde autístico desde intervenciones calificadas con objeto. Así, el uso del robot en las sesiones hace con que las intervenciones sean menos invasivas para el niño, permitiendo una cierta regulación pulsional, favoreciendo un camino privilegiado de comunicación e intervención, produciendo una mayor interacción social.Our proposal, from the psychoanalytic clinic, is to demonstrate how the use of the robot, as a technological object, may allow the autistic child, in the treatment, greater interaction and bond with the Other. We place a bet that interventions mediated by the robot can provide a semblance of the subject's constitutive operations that have not taken place. Considering that the components of the autistic border allow the subject to bond in the social environment, the possibilities of 'widening' this autistic border are highlighted from qualified interventions with object. Thus, the use of the robot in the sessions makes the interventions less invasive to the child, allowing a certain drive regulation, favoring a privileged path of communication and intervention, producing greater social interaction.Universidade de São Paulo2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/18153710.11606/issn.1981-1624.v26i3p566-583Estilos da Clinica; v. 26 n. 3 (2021): Infância com problemas; 566-583Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 3 (2021): Infância com problemas; 566-583Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 3 (2021): Infância com problemas; 566-583Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 3 (2021): Childhood with problems; 566-583Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 3 (2021): Enfance avec des problèmes; 566-583Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 3 (2021): Infancia con problemas; 566-5831981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/181537/178510Copyright (c) 2021 Stéphanie Alves Furtado Badaró, Maria Gláucia Pires Calzavarahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBadaró, Stéphanie Alves FurtadoCalzavara, Maria Gláucia Pires2021-12-18T18:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/181537Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-12-18T18:59:20Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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