Grupos heterogéneos de Educación Terapéutica: efectos entre niños y la emergencia del placer compartido y de la interacción social en un caso de autismo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/136710 |
Resumo: | Este artigo é fruto de um semestre de estágio de uma aluna da graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em um grupo terapêutico heterogêneo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Será realizada uma discussão acerca dos efeitos terapêuticos que o encontro entre crianças em diferentes posições subjetivas e discursivas pode proporcionar, a partir de cenas clínicas. Posteriormente, apresentamos uma análise mais detida dos efeitos do encontro com o semelhante no tratamento de uma criança autista, no que concerne à (não) ocorrência do terceiro tempo do circuito pulsional nessa posição subjetiva. |
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Grupos heterogéneos de Educación Terapéutica: efectos entre niños y la emergencia del placer compartido y de la interacción social en un caso de autismoGrupos heterogêneos de Educação Terapêutica: efeitos entre crianças e a emergência do prazer compartilhado e da interação social em um caso de autismo.Heterogeneous groups of Therapeutic Education: the emergence of shared pleasure and social interaction in a case of autismgrupos terapéuticosautismopsicoanálisispulsióninteracción socialgrupos de educação terapêuticaautismopsicanálisecircuito pulsionalinteração socialEste artigo é fruto de um semestre de estágio de uma aluna da graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em um grupo terapêutico heterogêneo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Será realizada uma discussão acerca dos efeitos terapêuticos que o encontro entre crianças em diferentes posições subjetivas e discursivas pode proporcionar, a partir de cenas clínicas. Posteriormente, apresentamos uma análise mais detida dos efeitos do encontro com o semelhante no tratamento de uma criança autista, no que concerne à (não) ocorrência do terceiro tempo do circuito pulsional nessa posição subjetiva.This work derives from a one-semester internship experience of a graduation student of IPUSP (Psychology Institute of University of São Paulo) in a heterogeneous therapeutic group from Lugar de Vida – Center for Therapeutic Education. In this work, there will be a discussion about the therapeutic effects provided by the encounter of five children in different subjective and discursive positions. Subsequently, a more detailed analysis of these encounters effects for the treatment of an autistic child will be presented regarding the (non) occurrence of the third time drive circuit in autism.Este artículo deriva de un semestre de práctica de una estudiante de la graduación del IPUSP (Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo) en un grupo terapéutico heterogéneo del Lugar de Vida – Centro de Educación Terapéutica. Se realizará una discusión sobre los efectos terapéuticos que el encuentro entre niños en diferentes posiciones subjetivas y discursivas puede proporcionar, a partir de escenas clínicas. Posteriormente, se realizará un análisis más detenido de los efectos del encuentro con el semejante en el tratamiento de un niño autista, abordando lo que se refiere a la (no) ocurrencia del tercer tiempo del circuito pulsional en ese caso.Universidade de São Paulo2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/13671010.11606/issn.1981-1624.v22i3p540-555Estilos da Clinica; v. 22 n. 3 (2017); 540-555Estilos da Clinica; ##issue.vol## 22 ##issue.no## 3 (2017); 540-555Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 22 N. 3 (2017); 540-555Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 22 No. 3 (2017); 540-555Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 3 (2017); 540-555Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 540-5551981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/136710/147070Lavrador, Marina BelémMerletti, Cristina Keiko Inafukuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:04Zoai:revistas.usp.br:article/136710Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:04Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Grupos heterogéneos de Educación Terapéutica: efectos entre niños y la emergencia del placer compartido y de la interacción social en un caso de autismo Grupos heterogêneos de Educação Terapêutica: efeitos entre crianças e a emergência do prazer compartilhado e da interação social em um caso de autismo. Heterogeneous groups of Therapeutic Education: the emergence of shared pleasure and social interaction in a case of autism |
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