“Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Ligia Rufine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castelli, Andressa Carvalho, Mountian, Ilana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/172978
Resumo: Este artigo pretende trazer reflexões para a clínica com foco na relação com a alteridade a partir da experiência no trabalho com crianças imigrantes na cidade de São Paulo. Considerando que na contemporaneidade as crianças são interpeladas, cada vez mais, por discursos objetificantes, esse trabalho pretende refletir sobre como estes operam na intersecção com discursos sobre imigração e como estes afetam a prática clínica. Para tanto, esse estudo irá retomar a discussão da infância enquanto uma categoria histórica, social e política e analisará específicos discursos sobre a criança imigrante no contexto escolar e na saúde mental. Esta análise contribui ao debate sobre a escuta na clínica, na qual ressaltamos a reflexão sobre alteridade e a importância em considerar o contexto social do sujeito, assim como o ideal de infância que está em cena, na sua relação com as categorias de gênero, raça e classe e imigração.
id USP-67_9a20b6cb36867f20609f4c0feed34405
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/172978
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children"Otros niños": nuestros discursos. Reflexiones sobre una clínica con niños inmigrantes“Outras crianças”: nossos discursos. Reflexões sobre a clínica com crianças imigrantes“Autres enfants”: nos discours. Réflexions sur la clinique avec des enfants immigrésEnfanceImmigrationCliniqueAltéritéInfânciaImigraçãoClínicaAlteridadeInfanciaInmigraciónClínicaAlteridadChildhoodImmigrationClinicOthernessEste artigo pretende trazer reflexões para a clínica com foco na relação com a alteridade a partir da experiência no trabalho com crianças imigrantes na cidade de São Paulo. Considerando que na contemporaneidade as crianças são interpeladas, cada vez mais, por discursos objetificantes, esse trabalho pretende refletir sobre como estes operam na intersecção com discursos sobre imigração e como estes afetam a prática clínica. Para tanto, esse estudo irá retomar a discussão da infância enquanto uma categoria histórica, social e política e analisará específicos discursos sobre a criança imigrante no contexto escolar e na saúde mental. Esta análise contribui ao debate sobre a escuta na clínica, na qual ressaltamos a reflexão sobre alteridade e a importância em considerar o contexto social do sujeito, assim como o ideal de infância que está em cena, na sua relação com as categorias de gênero, raça e classe e imigração.Este artículo tiene como objetivo traer reflexiones a la clínica en relación con la otredad mediante  los diversos desafíos experimentados al trabajar con niños inmigrantes en la ciudad de São Paulo. Entendiendo que en los tiempos contemporâneos los niños son cada vez más interpelados por discursos objetantes, este artículo tiene la intención de reflexionar sobre cómo estos discursos operan en la intersección con la condición de inmigrante y también, cómo afectan la práctica clínica. Con este fin, este estudio reanudará la discusión de la infancia como categoría histórica, social y política y analizará ciertos discursos sobre la niñez inmigrante en el contexto escolar y en la salud mental. Este análisis proporciona la base para el debate sobre la escucha en la clínica, en el que pretendemos enfatizar la importancia de considerar el contexto social del sujeto, así como el ideal de la infancia que está en escena, en su relación con las categorías de género, raza y clase y, en este trabajo, la inmigración.This article aims to bring reflections on the clinical listening, focusing on the debate on otherness, from the experience of the work with immigrant children in the city of Sao Paulo, Brazil. Considering that children are increasingly interpellated by objectifying discourses, this paper aims to reflect on how these operate at the intersection with discourses on the immigration, and how these affect the clinical practice. Therefore his study will review the debate on childhood as a historical, social and political category and will analyse specific discourses on the immigrant child in the educational and mental health contexts. This analysis contributes to the debates on the clinical listening, in which we highlight the importance of the Otherness in the clinic, taking into account the social context of the subject, as well as the ideal of childhood at play, in the relation with the categories of gender, race, class and immigration. Cet article vise à apporter des réflexions sur l'écoute clinique, centrées sur le débat sur l'altérité, à partir de l'expérience du travail avec des enfants d'immigrés dans la ville de Sao Paulo, Brésil. Considérant que les enfants sont de plus en plus interpellés par des discours objectivants, cet article vise à réfléchir sur la manière dont ceux-ci fonctionnent à l'intersection avec les discours sur l'immigration, et comment ceux-ci affectent la pratique clinique. Son étude passera donc en revue le débat sur l'enfance en tant que catégorie historique, sociale et politique et analysera des discours spécifiques sur l'enfant immigré dans les contextes éducatif et de santé mentale. Cette analyse contribue aux débats sur l'écoute clinique, dans lesquels nous soulignons l'importance de l'altérité en clinique, en tenant compte du contexte social du sujet, ainsi que de l'idéal d'enfance en jeu, dans le rapport aux catégories de sexe, de race, de classe et d’immigration. Universidade de São Paulo2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17297810.11606/issn.1981-1624.v26i3p509-519Estilos da Clinica; v. 26 n. 3 (2021): Infância com problemas; 509-519Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 3 (2021): Infância com problemas; 509-519Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 3 (2021): Infância com problemas; 509-519Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 3 (2021): Childhood with problems; 509-519Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 3 (2021): Enfance avec des problèmes; 509-519Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 3 (2021): Infancia con problemas; 509-5191981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/172978/178503Copyright (c) 2021 Ligia Rufine Nolasco, Andressa Carvalho Castelli, Ilana Mountianhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNolasco, Ligia RufineCastelli, Andressa CarvalhoMountian, Ilana2021-12-18T18:59:20Zoai:revistas.usp.br:article/172978Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-12-18T18:59:20Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
"Otros niños": nuestros discursos. Reflexiones sobre una clínica con niños inmigrantes
“Outras crianças”: nossos discursos. Reflexões sobre a clínica com crianças imigrantes
“Autres enfants”: nos discours. Réflexions sur la clinique avec des enfants immigrés
title “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
spellingShingle “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
Nolasco, Ligia Rufine
Enfance
Immigration
Clinique
Altérité
Infância
Imigração
Clínica
Alteridade
Infancia
Inmigración
Clínica
Alteridad
Childhood
Immigration
Clinic
Otherness
title_short “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
title_full “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
title_fullStr “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
title_full_unstemmed “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
title_sort “Other children”: our discourses. Reflections on the clinic with immigrant children
author Nolasco, Ligia Rufine
author_facet Nolasco, Ligia Rufine
Castelli, Andressa Carvalho
Mountian, Ilana
author_role author
author2 Castelli, Andressa Carvalho
Mountian, Ilana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco, Ligia Rufine
Castelli, Andressa Carvalho
Mountian, Ilana
dc.subject.por.fl_str_mv Enfance
Immigration
Clinique
Altérité
Infância
Imigração
Clínica
Alteridade
Infancia
Inmigración
Clínica
Alteridad
Childhood
Immigration
Clinic
Otherness
topic Enfance
Immigration
Clinique
Altérité
Infância
Imigração
Clínica
Alteridade
Infancia
Inmigración
Clínica
Alteridad
Childhood
Immigration
Clinic
Otherness
description Este artigo pretende trazer reflexões para a clínica com foco na relação com a alteridade a partir da experiência no trabalho com crianças imigrantes na cidade de São Paulo. Considerando que na contemporaneidade as crianças são interpeladas, cada vez mais, por discursos objetificantes, esse trabalho pretende refletir sobre como estes operam na intersecção com discursos sobre imigração e como estes afetam a prática clínica. Para tanto, esse estudo irá retomar a discussão da infância enquanto uma categoria histórica, social e política e analisará específicos discursos sobre a criança imigrante no contexto escolar e na saúde mental. Esta análise contribui ao debate sobre a escuta na clínica, na qual ressaltamos a reflexão sobre alteridade e a importância em considerar o contexto social do sujeito, assim como o ideal de infância que está em cena, na sua relação com as categorias de gênero, raça e classe e imigração.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/172978
10.11606/issn.1981-1624.v26i3p509-519
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/172978
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i3p509-519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/172978/178503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ligia Rufine Nolasco, Andressa Carvalho Castelli, Ilana Mountian
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ligia Rufine Nolasco, Andressa Carvalho Castelli, Ilana Mountian
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 3 (2021): Infância com problemas; 509-519
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 3 (2021): Infância com problemas; 509-519
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 3 (2021): Infância com problemas; 509-519
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 3 (2021): Childhood with problems; 509-519
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 3 (2021): Enfance avec des problèmes; 509-519
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 3 (2021): Infancia con problemas; 509-519
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496968159232