Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853 |
Resumo: | Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno. |
id |
USP-67_b434f88d43a82f6ce0e66af91e8e0a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79853 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
spelling |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elementos para entender el trastorno por déficit de atención con hiperactividad: TDAH Elementos para entender o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAH Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno. Este artigo apresenta alguns elementos que podem permitir uma melhor compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O primeiro elemento é determinar a função perturbada - a consciência - e a semiologia clássica dessa função; o segundo, apontar para uma ideologia naturalista que sustenta o diagnóstico em termos de transtorno; o terceiro é a maneira pela qual a psicanálise considera a consciência; e o quarto, uma breve consideração sobre como a inibição em Freud e Lacan podem auxiliar no entendimento desse transtorno. This article presents some elements that can allow us to better understand the Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The first element is to determine which function is disturbed - consciousness - and its classic semiology; the second element is to point out a naturalist ideology that supports the diagnosis in terms of disorder; the third is the manner how psychoanalysis sees consciousness; and the fourth presents a brief consideration of how the inhibition in Freud and Lacan can help us to understand this disorder. Universidade de São Paulo2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/7985310.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357Estilos da Clinica; v. 18 n. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-3571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853/83810Matos, Roberto Pires Calazansinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:59Zoai:revistas.usp.br:article/79853Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:59Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elementos para entender el trastorno por déficit de atención con hiperactividad: TDAH Elementos para entender o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAH |
title |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
spellingShingle |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Matos, Roberto Pires Calazans Matos, Roberto Pires Calazans |
title_short |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
title_full |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
title_fullStr |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
title_full_unstemmed |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
title_sort |
Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD |
author |
Matos, Roberto Pires Calazans |
author_facet |
Matos, Roberto Pires Calazans Matos, Roberto Pires Calazans |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Roberto Pires Calazans |
description |
Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853 10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853/83810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 18 n. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1822178839834394624 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357 |