Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Roberto Pires Calazans
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853
Resumo: Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno.
id USP-67_b434f88d43a82f6ce0e66af91e8e0a22
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79853
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD Elementos para entender el trastorno por déficit de atención con hiperactividad: TDAH Elementos para entender o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAH Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno. Este artigo apresenta alguns elementos que podem permitir uma melhor compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O primeiro elemento é determinar a função perturbada - a consciência - e a semiologia clássica dessa função; o segundo, apontar para uma ideologia naturalista que sustenta o diagnóstico em termos de transtorno; o terceiro é a maneira pela qual a psicanálise considera a consciência; e o quarto, uma breve consideração sobre como a inibição em Freud e Lacan podem auxiliar no entendimento desse transtorno. This article presents some elements that can allow us to better understand the Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The first element is to determine which function is disturbed - consciousness - and its classic semiology; the second element is to point out a naturalist ideology that supports the diagnosis in terms of disorder; the third is the manner how psychoanalysis sees consciousness; and the fourth presents a brief consideration of how the inhibition in Freud and Lacan can help us to understand this disorder. Universidade de São Paulo2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/7985310.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357Estilos da Clinica; v. 18 n. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-3571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853/83810Matos, Roberto Pires Calazansinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:59Zoai:revistas.usp.br:article/79853Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:59Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
Elementos para entender el trastorno por déficit de atención con hiperactividad: TDAH
Elementos para entender o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: TDAH
title Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
spellingShingle Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
Matos, Roberto Pires Calazans
title_short Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
title_full Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
title_fullStr Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
title_full_unstemmed Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
title_sort Elements to understand attention deficit hyperactivity disorder: ADHD
author Matos, Roberto Pires Calazans
author_facet Matos, Roberto Pires Calazans
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Roberto Pires Calazans
description Este artículo presenta algunos elementos que nos permiten comprender mejor el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad. El primer elemento consiste en determinar La alteración de la función - la conciencia - y la semiología clásica de esta función; el segundo apuntar a una ideología naturalista que apoya el diagnóstico en términos de trastorno; la tercera es la manera en que psicoanálisis considera la consciência; y el cuarto tras uma breve consideración como la inhibición de Freud y de Lacan puede ayudar en la comprensión de este trastorno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853
10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v18i2p342-357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79853/83810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 18 n. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 2 (2013): Dossiê: Psicanálise, educação e cinema; 342-357
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494689603584