É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freller, Cintia Copit
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46094
Resumo: Reflect on the limits and possibilities of teaching educators to include, from an experience developed by a team from the Lugar de Vida Association in partnership with a network of public schools. The work involved all educators in each school (teachers, management team, cooks, Inspector of students etc.) and was developed in the educational institution, with the aim of discussing problems related to school inclusion. Groups with all school personnel provided experience with transformative potential, it could be deployed to other contexts, helping to involve the teacher and affect their practice and their looking, especially with regard to inclusive education.
id USP-67_b578f7bdc4ed70fb61bdecda7d9cbb12
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46094
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?Can you teach educators to include?¿Se puede enseñar a los educadores a incluir?: How to teach educators to teach excluded students?educación especialeducación inclusivapsicoanálisisformación de professoresspecial educationinclusive education psychoanalysiswork with teacherseducação especialeducação inclusivapsicanáliseformação de professoresReflect on the limits and possibilities of teaching educators to include, from an experience developed by a team from the Lugar de Vida Association in partnership with a network of public schools. The work involved all educators in each school (teachers, management team, cooks, Inspector of students etc.) and was developed in the educational institution, with the aim of discussing problems related to school inclusion. Groups with all school personnel provided experience with transformative potential, it could be deployed to other contexts, helping to involve the teacher and affect their practice and their looking, especially with regard to inclusive education.Reflexionar sobre los límites y posibilidades de la "enseñanza" para incluir a los educadores de la experiencia desarrollada por un equipo de la Asociación de Vida Lugar en una escuela municipal. La labor de todos los educadores (profesores, dirección, caja de almuerzo, inspector de estudiante etc.). Y se desarrolló en su propia institución educativa, con el objetivo de discutir los temas relativos a la inscripción escolar. Los grupos con todo el personal de la escuela siempre con la transformación de las experiencias posibles, que pueden servir a otros contextos, ayudando a liderar el profesor y afectan a su aspecto y ser práctico, especialmente con respecto a la educación inclusiva.Reflexão sobre limites e possibilidades de "ensinar" educadores a incluir, a partir do trabalho realizado por uma equipe da Associação Lugar de Vida em escolas de uma rede municipal, envolvendo todos os educadores (professores, direção, merendeira, inspetor de alunos etc.), desenvolvido na própria instituição de ensino. Os grupos com todos os profissionais da escola propiciaram experiências com potencial transformador, que poderia ser desdobrado para outros contextos, contribuindo para envolver o professor e afetar seu olhar e sua prática, especialmente no que diz respeito à educação inclusiva.Universidade de São Paulo2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4609410.11606/issn.1981-1624.v15i2p326-345Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-3451981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46094/49719Freller, Cintia Copitinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:00:02Zoai:revistas.usp.br:article/46094Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:00:02Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
Can you teach educators to include?
¿Se puede enseñar a los educadores a incluir?: How to teach educators to teach excluded students?
title É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
spellingShingle É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
Freller, Cintia Copit
educación especial
educación inclusiva
psicoanálisis
formación de professores
special education
inclusive education psychoanalysis
work with teachers
educação especial
educação inclusiva
psicanálise
formação de professores
title_short É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
title_full É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
title_fullStr É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
title_full_unstemmed É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
title_sort É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?
author Freller, Cintia Copit
author_facet Freller, Cintia Copit
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freller, Cintia Copit
dc.subject.por.fl_str_mv educación especial
educación inclusiva
psicoanálisis
formación de professores
special education
inclusive education psychoanalysis
work with teachers
educação especial
educação inclusiva
psicanálise
formação de professores
topic educación especial
educación inclusiva
psicoanálisis
formación de professores
special education
inclusive education psychoanalysis
work with teachers
educação especial
educação inclusiva
psicanálise
formação de professores
description Reflect on the limits and possibilities of teaching educators to include, from an experience developed by a team from the Lugar de Vida Association in partnership with a network of public schools. The work involved all educators in each school (teachers, management team, cooks, Inspector of students etc.) and was developed in the educational institution, with the aim of discussing problems related to school inclusion. Groups with all school personnel provided experience with transformative potential, it could be deployed to other contexts, helping to involve the teacher and affect their practice and their looking, especially with regard to inclusive education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46094
10.11606/issn.1981-1624.v15i2p326-345
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46094
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v15i2p326-345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46094/49719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 326-345
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067493038096384