Acompañamiento Terapéutico Escolar: una actuación caracterizada por el “entre”
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/144142 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de apresentar a atuação do Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE), sendo esta uma prática crescente, no contexto brasileiro, a qual encontra-se associada ao processo de efetivação da inclusão escolar. Mas o que caracteriza essa atuação? A partir da noção da inclusão como ato terapêutico, considera-se que a atuação é marcada por uma posição do estar “entre” (entre o estudante e o(s) outro(s)), elemento intrínseco à prática. Mas também revela certa indefinição, incertezas e instabilidades inerentes a esta posição. Diante disso, a intenção é refletir sobre tais questões e suas relações com um possível enquadre profissional. |
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Acompañamiento Terapéutico Escolar: una actuación caracterizada por el “entre”Accompaniment Therapeutic School: a professional performance characterized by the “between”Acompanhamento Terapêutico Escolar: uma atuação caracterizada pelo “entre”Therapeutic accompanimentInclusive educationProfessional settingAcompañamiento terapéuticoInclusión escolarEncuadre profesionalAcompanhamento TerapêuticoInclusão escolarEnquadre profissionalO presente artigo tem o objetivo de apresentar a atuação do Acompanhamento Terapêutico Escolar (ATE), sendo esta uma prática crescente, no contexto brasileiro, a qual encontra-se associada ao processo de efetivação da inclusão escolar. Mas o que caracteriza essa atuação? A partir da noção da inclusão como ato terapêutico, considera-se que a atuação é marcada por uma posição do estar “entre” (entre o estudante e o(s) outro(s)), elemento intrínseco à prática. Mas também revela certa indefinição, incertezas e instabilidades inerentes a esta posição. Diante disso, a intenção é refletir sobre tais questões e suas relações com um possível enquadre profissional.El presente artículo tiene el objetivo de presentar la actuación del Acompañamiento TerapéuticoEscolar (ATE), siendo esta una práctica creciente, en el contexto brasileño, la cual se encuentra asociada al proceso de efectivización de la inclusión escolar. Pero ¿qué caracteriza esta actuación? A partir de la noción de la inclusión como acto terapéutico, se considera que la actuación es marcada por una posición de estar "entre" (entre el estudiante(s) y el otro(s)), elemento intrínseco a la práctica. Pero también revela cierta indefinición, incertidumbres e inestabilidades inherentes a esta posición. Ante ello, la intención es reflexionar sobre tales cuestiones y sus relaciones con un posible encuadre profesional.The purpose of this article is to present the performance of the School Therapeutic Accompaniment (STA), which is a growing practice in the Brazilian context, being associated with the process of inclusive education. But what characterizes this performance? From the notion of inclusion as a therapeutic act, it is considered that the performance is marked by a position of being "between" (between the student and the others), an intrinsic element to the practice. But it also reveals a certain lack of definition, uncertainties and instabilities inherent in this position. Given this, the intention is to reflect on such issues and their relationships with a possible professional setting.Universidade de São Paulo2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/14414210.11606/issn.1981-1624.v24i3p445-457Estilos da Clinica; v. 24 n. 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 445-457Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 445-457Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 445-457Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 3 (2019): The unbearable lightness of the school; 445-457Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 445-457Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 3 (2019): La insoportable levedad de la escuela; 445-4571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/144142/158892Nascimento, Verônica GomesTeixeira, Adrielle de Matos BorgesSpada, Aline de Almeida SantosDazzani, Maria Virgínia Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:13Zoai:revistas.usp.br:article/144142Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:13Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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