Competencies em promoção da saúde: desafios da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Denise Gonçalves Moura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Scabar, Thaís Guerreiro, Maeda, Sayuri Tanaka, Fracolli, Lislaine Aparecida, Pelicioni, Maria Cecília Focesi, Chiesa, Anna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598
Resumo: O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.
id USP-6_03c26689158bbc406903a95ceea31a24
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/104598
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Competencies em promoção da saúde: desafios da formaçãoHealth promotion competencies: challenges of formationO CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.The CompHP was developed in Europe in 2012, with the aim of establishing competencies and a certification system for Health Promotion. This article aims to present a theoretical reflection about the possibilities and limits of using CompHP in health professional training in Brazil. The theoretical bases that support this reflection were sought in the scientific literature and adjusted in the debates that took place in a post-graduation discipline stricto sensu, in 2012. Several papers have discussed and elaborated guidelines for establishing skills in promoting health around the world, however, discussions of professional competencies for health promotion that have been built in Brazil are still confined to particular practices. From the analysis of scientific texts, it is clear that CompHP guidelines were minted to think about training and practice in health promotion in the European context, however, the characteristics of the model of health and vocational training model practiced in Brazil can benefit greatly from the proposed competencies that this document brings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10459810.1590/S0104-12902015000100014Saúde e Sociedade; v. 24 n. 1 (2015); 180-188Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. 1 (2015); 180-188Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. 1 (2015); 180-1881984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103309https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103310Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Denise Gonçalves MouraScabar, Thaís GuerreiroMaeda, Sayuri TanakaFracolli, Lislaine AparecidaPelicioni, Maria Cecília FocesiChiesa, Anna Maria2015-09-23T17:29:05Zoai:revistas.usp.br:article/104598Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-23T17:29:05Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
Health promotion competencies: challenges of formation
title Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
spellingShingle Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
Pinheiro, Denise Gonçalves Moura
title_short Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
title_full Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
title_fullStr Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
title_full_unstemmed Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
title_sort Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
author Pinheiro, Denise Gonçalves Moura
author_facet Pinheiro, Denise Gonçalves Moura
Scabar, Thaís Guerreiro
Maeda, Sayuri Tanaka
Fracolli, Lislaine Aparecida
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Chiesa, Anna Maria
author_role author
author2 Scabar, Thaís Guerreiro
Maeda, Sayuri Tanaka
Fracolli, Lislaine Aparecida
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Chiesa, Anna Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Denise Gonçalves Moura
Scabar, Thaís Guerreiro
Maeda, Sayuri Tanaka
Fracolli, Lislaine Aparecida
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Chiesa, Anna Maria
description O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598
10.1590/S0104-12902015000100014
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902015000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103309
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 24 n. 1 (2015); 180-188
Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. 1 (2015); 180-188
Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. 1 (2015); 180-188
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237460277428224