Competencies em promoção da saúde: desafios da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598 |
Resumo: | O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz. |
id |
USP-6_03c26689158bbc406903a95ceea31a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/104598 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formaçãoHealth promotion competencies: challenges of formationO CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.The CompHP was developed in Europe in 2012, with the aim of establishing competencies and a certification system for Health Promotion. This article aims to present a theoretical reflection about the possibilities and limits of using CompHP in health professional training in Brazil. The theoretical bases that support this reflection were sought in the scientific literature and adjusted in the debates that took place in a post-graduation discipline stricto sensu, in 2012. Several papers have discussed and elaborated guidelines for establishing skills in promoting health around the world, however, discussions of professional competencies for health promotion that have been built in Brazil are still confined to particular practices. From the analysis of scientific texts, it is clear that CompHP guidelines were minted to think about training and practice in health promotion in the European context, however, the characteristics of the model of health and vocational training model practiced in Brazil can benefit greatly from the proposed competencies that this document brings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10459810.1590/S0104-12902015000100014Saúde e Sociedade; v. 24 n. 1 (2015); 180-188Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. 1 (2015); 180-188Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. 1 (2015); 180-1881984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103309https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103310Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Denise Gonçalves MouraScabar, Thaís GuerreiroMaeda, Sayuri TanakaFracolli, Lislaine AparecidaPelicioni, Maria Cecília FocesiChiesa, Anna Maria2015-09-23T17:29:05Zoai:revistas.usp.br:article/104598Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-23T17:29:05Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação Health promotion competencies: challenges of formation |
title |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
spellingShingle |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação Pinheiro, Denise Gonçalves Moura |
title_short |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
title_full |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
title_fullStr |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
title_full_unstemmed |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
title_sort |
Competencies em promoção da saúde: desafios da formação |
author |
Pinheiro, Denise Gonçalves Moura |
author_facet |
Pinheiro, Denise Gonçalves Moura Scabar, Thaís Guerreiro Maeda, Sayuri Tanaka Fracolli, Lislaine Aparecida Pelicioni, Maria Cecília Focesi Chiesa, Anna Maria |
author_role |
author |
author2 |
Scabar, Thaís Guerreiro Maeda, Sayuri Tanaka Fracolli, Lislaine Aparecida Pelicioni, Maria Cecília Focesi Chiesa, Anna Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Denise Gonçalves Moura Scabar, Thaís Guerreiro Maeda, Sayuri Tanaka Fracolli, Lislaine Aparecida Pelicioni, Maria Cecília Focesi Chiesa, Anna Maria |
description |
O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598 10.1590/S0104-12902015000100014 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902015000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103309 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104598/103310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 24 n. 1 (2015); 180-188 Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. 1 (2015); 180-188 Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. 1 (2015); 180-188 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237460277428224 |