Sentidos atribuídos por jovens escolares LGBT à afetividade e à vivência da sexualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-12902021190351 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187264 |
Resumo: | Este artigo é um estudo sobre narrativas de jovens escolares autoidentificadas como parte de segmentos sociais de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans (LGBT), que atuaram como protagonistas em projetos de promoção da saúde e defesa dos direitos humanos em contextos escolares. O estudo utilizou estratégias metodológicas de natureza qualitativa, tais como o registro da história de vida e entrevistas em profundidade, visando compreender os significados atribuídos às ações desenvolvidas nos projetos e aspectos das experiências vividas. Participaram do estudo uma mulher trans, um homem cis gay e uma mulher cis lésbica, que durante três meses e em diversos cenários dialogaram nas entrevistas. Este artigo contempla quatro categorias centrais identificadas nas narrativas: identidades e diversidade, mapa das violências, vivências afetivo-sexuais de jovens escolares LGBT e promoção da saúde de jovens LGBT no cenário escolar. As violências descritas abrangem aspectos físicos, psicológicos, sexuais, negligência e abandono. A discriminação na família e na escola surgiu como marca de sofrimento. Conclui-se que os projetos de educação em sexualidade e direitos humanos em âmbito escolar podem ser considerados oportunidade de conhecimento e troca entre pares e facilitadores de uma vivência mais humana e protetora da afetividade e da sexualidade de jovens LGBT. Para o processamento e classificação das narrativas foi utilizado o software Atlas Ti, versão 8. |
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Sentidos atribuídos por jovens escolares LGBT à afetividade e à vivência da sexualidadeMeanings attributed to affectivity and experience of sexuality by LGBT school youthsSexualidadeDireitos HumanosSexualityHuman RightsEste artigo é um estudo sobre narrativas de jovens escolares autoidentificadas como parte de segmentos sociais de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans (LGBT), que atuaram como protagonistas em projetos de promoção da saúde e defesa dos direitos humanos em contextos escolares. O estudo utilizou estratégias metodológicas de natureza qualitativa, tais como o registro da história de vida e entrevistas em profundidade, visando compreender os significados atribuídos às ações desenvolvidas nos projetos e aspectos das experiências vividas. Participaram do estudo uma mulher trans, um homem cis gay e uma mulher cis lésbica, que durante três meses e em diversos cenários dialogaram nas entrevistas. Este artigo contempla quatro categorias centrais identificadas nas narrativas: identidades e diversidade, mapa das violências, vivências afetivo-sexuais de jovens escolares LGBT e promoção da saúde de jovens LGBT no cenário escolar. As violências descritas abrangem aspectos físicos, psicológicos, sexuais, negligência e abandono. A discriminação na família e na escola surgiu como marca de sofrimento. Conclui-se que os projetos de educação em sexualidade e direitos humanos em âmbito escolar podem ser considerados oportunidade de conhecimento e troca entre pares e facilitadores de uma vivência mais humana e protetora da afetividade e da sexualidade de jovens LGBT. Para o processamento e classificação das narrativas foi utilizado o software Atlas Ti, versão 8.This paper studies the narratives of young school students self-identified as part of the social segments of lesbians, gays, bisexuals and trans people (LGBT), who acted as protagonists in projects to promote health and defend human rights in school contexts. The study is based on qualitative methodological approach such as life history and in-depth interviews, aiming to understand the meanings attributed to the actions developed in the projects and their life experiences. For three months and in different settings a trans woman, a gay cis man and a lesbian cis woman participated in the interviews, sharing their life experience. The paper analyses four essential categories identified in the narratives: identities and diversity, map of violence, sexual affective experiences of LGBT students and health promotion of LGBT youths in the school setting. The described violence shows physical, psychological and sexual aspects, as well as neglect and abandonment. Discrimination in the family and at school scenarios emerged as a mark of suffering. We conclude that education projects on sexuality and human rights in schools can be considered an opportunity for knowledge and exchange between peers, allowing for a more humane and protective experience of the affectivity and sexuality of young LGBT people. Atlas Ti version 8 supported the data processing and codification.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/18726410.1590/S0104-12902021190351Saúde e Sociedade; v. 30 n. 2 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 2 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 2 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187264/173089https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187264/173090http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, SandraBermúdez, Ximena Pamela DíazMérchan-Hamann, EdgarFreitas, SandraBermúdez, Ximena Pamela DíazMérchan-Hamann, EdgarFreitas, SandraBermúdez, Ximena Pamela DíazMérchan-Hamann, Edgar2021-06-15T19:19:03Zoai:revistas.usp.br:article/187264Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-06-15T19:19:03Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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