Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226 |
Resumo: | A emergência da pandemia ocasionada pela covid-19 impôs modelos de cuidados preventivos, por meio de ações adotadas para evitar o agravamento da disseminação viral. Dentre essas medidas, o isolamento físico proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi o que certamente trouxe maiores repercussões e ressignificações para as diferentes dimensões da vida social. Atividades habituais, como ir à escola passaram, a ser incorporadas ao ambiente domiciliar, reorganizando práticas tradicionais já estabelecidas socialmente. Este estudo qualitativo objetiva descrever as experiências das mães e identificar quais os principais desafios em relação ao acompanhamento das atividades escolares de seus filhos durante as aulas não presenciais. Para esta finalidade, foram realizadas entrevistas por meio telefônico. Os relatos foram divididos em três categorias temáticas a respeito do ensino remoto-domiciliar, na qual a primeira mostra as adaptações para o novo modelo de ensino, a segunda categoria abarca as diferentes experiências e a terceira aborda as dificuldades de acesso aos equipamentos e conexões. Por meio dos relatos, nota-se o quanto se torna complexa a experiência dessa modalidade de ensino quando associada à sobrecarga de afazeres domésticos e profissionais das participantes dentro de seus lares. Esta queixa é mais intensa entre as participantes que exercem profissão remunerada. |
id |
USP-6_5014a4fb0eefe6a0075a16a6d38c7b97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194226 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar?Perceptions about remote teaching during physical isolation: what do mothers have to report to us? MothersSocial isolationDistance educationPandemicCOVID-19MãesIsolamento socialEducação a distânciaPandemiacovid-19A emergência da pandemia ocasionada pela covid-19 impôs modelos de cuidados preventivos, por meio de ações adotadas para evitar o agravamento da disseminação viral. Dentre essas medidas, o isolamento físico proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi o que certamente trouxe maiores repercussões e ressignificações para as diferentes dimensões da vida social. Atividades habituais, como ir à escola passaram, a ser incorporadas ao ambiente domiciliar, reorganizando práticas tradicionais já estabelecidas socialmente. Este estudo qualitativo objetiva descrever as experiências das mães e identificar quais os principais desafios em relação ao acompanhamento das atividades escolares de seus filhos durante as aulas não presenciais. Para esta finalidade, foram realizadas entrevistas por meio telefônico. Os relatos foram divididos em três categorias temáticas a respeito do ensino remoto-domiciliar, na qual a primeira mostra as adaptações para o novo modelo de ensino, a segunda categoria abarca as diferentes experiências e a terceira aborda as dificuldades de acesso aos equipamentos e conexões. Por meio dos relatos, nota-se o quanto se torna complexa a experiência dessa modalidade de ensino quando associada à sobrecarga de afazeres domésticos e profissionais das participantes dentro de seus lares. Esta queixa é mais intensa entre as participantes que exercem profissão remunerada.The onset of the pandemic caused by COVID-19 imposed models of preventive care through a series of measures aimed to avoid the virus spread. Among them, the physical isolation proposed by the World Health Organization (WHO) was the one that certainly had the greatest repercussions and resignifications to the different dimensions of social life, forcing the reorganization and incorporation of traditional practices into the domestic environment, such as studying at school. This qualitative study aims to describe the experiences and identify the main challenges faced by mothers in monitoring their children’s school activities during non-presential classes. To this end, data were collected by means of telephone interviews and divided into three thematic categories regarding the home–remote teaching: the first category shows the adaptations for distance learning, the second addresses participants’ different experiences with this learning modality, and the third reports the difficulties in accessing equipment and internet connections. The reports evince the complexity of this teaching modality when associated with mothers’ domestic and professional overload, especially for participants with a paid occupation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19422610.1590/S0104-12902022200877Saúde e Sociedade; v. 31 n. 1 (2022); e200877Saúde e Sociedade; Vol. 31 No. 1 (2022); e200877Saúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 1 (2022); e2008771984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179574https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179575http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denise Conceição GarciaOliveira, Letícia Natália deBeretta, Regina Célia de SouzaBittar, Cléria Maria LoboAraujo, Denise Conceição GarciaOliveira, Letícia Natália deBeretta, Regina Célia de SouzaBittar, Cléria Maria LoboAraujo, Denise Conceição GarciaOliveira, Letícia Natália deBeretta, Regina Célia de SouzaBittar, Cléria Maria Lobo2022-01-24T18:15:23Zoai:revistas.usp.br:article/194226Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2022-01-24T18:15:23Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? Perceptions about remote teaching during physical isolation: what do mothers have to report to us? |
title |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
spellingShingle |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? Araujo, Denise Conceição Garcia Mothers Social isolation Distance education Pandemic COVID-19 Mães Isolamento social Educação a distância Pandemia covid-19 |
title_short |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
title_full |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
title_fullStr |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
title_sort |
Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? |
author |
Araujo, Denise Conceição Garcia |
author_facet |
Araujo, Denise Conceição Garcia Oliveira, Letícia Natália de Beretta, Regina Célia de Souza Bittar, Cléria Maria Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Letícia Natália de Beretta, Regina Célia de Souza Bittar, Cléria Maria Lobo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Denise Conceição Garcia Oliveira, Letícia Natália de Beretta, Regina Célia de Souza Bittar, Cléria Maria Lobo Araujo, Denise Conceição Garcia Oliveira, Letícia Natália de Beretta, Regina Célia de Souza Bittar, Cléria Maria Lobo Araujo, Denise Conceição Garcia Oliveira, Letícia Natália de Beretta, Regina Célia de Souza Bittar, Cléria Maria Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mothers Social isolation Distance education Pandemic COVID-19 Mães Isolamento social Educação a distância Pandemia covid-19 |
topic |
Mothers Social isolation Distance education Pandemic COVID-19 Mães Isolamento social Educação a distância Pandemia covid-19 |
description |
A emergência da pandemia ocasionada pela covid-19 impôs modelos de cuidados preventivos, por meio de ações adotadas para evitar o agravamento da disseminação viral. Dentre essas medidas, o isolamento físico proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi o que certamente trouxe maiores repercussões e ressignificações para as diferentes dimensões da vida social. Atividades habituais, como ir à escola passaram, a ser incorporadas ao ambiente domiciliar, reorganizando práticas tradicionais já estabelecidas socialmente. Este estudo qualitativo objetiva descrever as experiências das mães e identificar quais os principais desafios em relação ao acompanhamento das atividades escolares de seus filhos durante as aulas não presenciais. Para esta finalidade, foram realizadas entrevistas por meio telefônico. Os relatos foram divididos em três categorias temáticas a respeito do ensino remoto-domiciliar, na qual a primeira mostra as adaptações para o novo modelo de ensino, a segunda categoria abarca as diferentes experiências e a terceira aborda as dificuldades de acesso aos equipamentos e conexões. Por meio dos relatos, nota-se o quanto se torna complexa a experiência dessa modalidade de ensino quando associada à sobrecarga de afazeres domésticos e profissionais das participantes dentro de seus lares. Esta queixa é mais intensa entre as participantes que exercem profissão remunerada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226 10.1590/S0104-12902022200877 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902022200877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179574 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 31 n. 1 (2022); e200877 Saúde e Sociedade; Vol. 31 No. 1 (2022); e200877 Saúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 1 (2022); e200877 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237465402867712 |