Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736 |
Resumo: | O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho. |
id |
USP-6_7a67c1e92123f2c4e8520c9bd3216ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/29736 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo Work education in primary health care: interfaces between permanent education in health and the communicative action Educação permanente em saúdeEducação continuadaTrabalhoRecursos humanos em saúdeAtenção primária à saúdePermanent education in healthContinuing educationWorkHealthcare human resourcesPrimary Health Care O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho. Health work and work education are a double dimension - instrumental action and intersubjectivity. OBJECTIVE: To analyze the conceptions of education that support educational activities of health care workers in Primary Health Care. METHOD: This qualitative study was conducted in two primary health care units (PHCU) in São Paulo, through semi-structured interviews with 36 key informants representing each professional category, including managers and health care workers. Data were analyzed based on thematic content analysis and on the theoretical framework: the healthcare work process, theory of communicative action, continuing education (CE), permanent education in health (PEH) and integrality (comprehensive approach), which allowed the construction of the empirical categories: instrumental/traditional education and communicative/emancipatory education. RESULTS: The results show the prevailing notion of work education as a collective construction of knowledge from the reality of work, relevant to the PEH that is intended to be introduced in order to change the practices and the biomedical health care model. However, some interviewed subjects expressed an instrumental conception of education that emphasizes technical actions and knowledge updating, which is closer to CE. Conclusion: Results show the coexistence of the two conceptions of workers' education: instrumental and communicative, with the predominance of the second one, which shows the reach of the PEH policy among the health workers of PHCU and the need for deepening the discussion to consolidate educational practice in daily work. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2973610.1590/S0104-12902011000400018Saúde e Sociedade; v. 20 n. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 4 (2011); 1018-1032 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736/31613Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino daPeduzzi, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:35:39Zoai:revistas.usp.br:article/29736Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:35:39Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo Work education in primary health care: interfaces between permanent education in health and the communicative action |
title |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
spellingShingle |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Educação permanente em saúde Educação continuada Trabalho Recursos humanos em saúde Atenção primária à saúde Permanent education in health Continuing education Work Healthcare human resources Primary Health Care |
title_short |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
title_full |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
title_fullStr |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
title_full_unstemmed |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
title_sort |
Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo |
author |
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da |
author_facet |
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Peduzzi, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Peduzzi, Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da Peduzzi, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde Educação continuada Trabalho Recursos humanos em saúde Atenção primária à saúde Permanent education in health Continuing education Work Healthcare human resources Primary Health Care |
topic |
Educação permanente em saúde Educação continuada Trabalho Recursos humanos em saúde Atenção primária à saúde Permanent education in health Continuing education Work Healthcare human resources Primary Health Care |
description |
O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736 10.1590/S0104-12902011000400018 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902011000400018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736/31613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 20 n. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 4 (2011); 1018-1032 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237456588537856 |