Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peduzzi, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736
Resumo: O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho.
id USP-6_7a67c1e92123f2c4e8520c9bd3216ef7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/29736
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo Work education in primary health care: interfaces between permanent education in health and the communicative action Educação permanente em saúdeEducação continuadaTrabalhoRecursos humanos em saúdeAtenção primária à saúdePermanent education in healthContinuing educationWorkHealthcare human resourcesPrimary Health Care O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho. Health work and work education are a double dimension - instrumental action and intersubjectivity. OBJECTIVE: To analyze the conceptions of education that support educational activities of health care workers in Primary Health Care. METHOD: This qualitative study was conducted in two primary health care units (PHCU) in São Paulo, through semi-structured interviews with 36 key informants representing each professional category, including managers and health care workers. Data were analyzed based on thematic content analysis and on the theoretical framework: the healthcare work process, theory of communicative action, continuing education (CE), permanent education in health (PEH) and integrality (comprehensive approach), which allowed the construction of the empirical categories: instrumental/traditional education and communicative/emancipatory education. RESULTS: The results show the prevailing notion of work education as a collective construction of knowledge from the reality of work, relevant to the PEH that is intended to be introduced in order to change the practices and the biomedical health care model. However, some interviewed subjects expressed an instrumental conception of education that emphasizes technical actions and knowledge updating, which is closer to CE. Conclusion: Results show the coexistence of the two conceptions of workers' education: instrumental and communicative, with the predominance of the second one, which shows the reach of the PEH policy among the health workers of PHCU and the need for deepening the discussion to consolidate educational practice in daily work. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2973610.1590/S0104-12902011000400018Saúde e Sociedade; v. 20 n. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 4 (2011); 1018-1032 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 4 (2011); 1018-1032 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736/31613Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino daPeduzzi, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:35:39Zoai:revistas.usp.br:article/29736Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:35:39Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
Work education in primary health care: interfaces between permanent education in health and the communicative action
title Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
spellingShingle Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Educação permanente em saúde
Educação continuada
Trabalho
Recursos humanos em saúde
Atenção primária à saúde
Permanent education in health
Continuing education
Work
Healthcare human resources
Primary Health Care
title_short Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
title_full Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
title_fullStr Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
title_full_unstemmed Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
title_sort Educação no trabalho na atenção primária à saúde: interfaces entre a educação permanente em saúde e o agir comunicativo
author Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
author_facet Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Peduzzi, Marina
author_role author
author2 Peduzzi, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Peduzzi, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente em saúde
Educação continuada
Trabalho
Recursos humanos em saúde
Atenção primária à saúde
Permanent education in health
Continuing education
Work
Healthcare human resources
Primary Health Care
topic Educação permanente em saúde
Educação continuada
Trabalho
Recursos humanos em saúde
Atenção primária à saúde
Permanent education in health
Continuing education
Work
Healthcare human resources
Primary Health Care
description O trabalho em saúde e a educação no trabalho constituem-se com uma dupla dimensão - ação instrumental e intersubjetividade. OBJETIVO: Analisar as concepções de educação que fundamentam as atividades educativas de trabalhadores da saúde na atenção primária. MÉTODO: Estudo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades básicas de saúde do município de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada gravada com 36 informantes-chave, representativos de cada categoria profissional dos serviços, incluindo o segmento gerencial e o de trabalhadores da saúde. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo temática com base no quadro teórico: processo de trabalho em saúde, teoria do agir comunicativo, educação continuada (EC), educação permanente em saúde (EPS) e integralidade, os quais permitiram a construção das categorias empíricas: educação instrumental/tradicional e educação comunicativa/emancipatória. Resultados: Os resultados mostram o predomínio da concepção de educação no trabalho como construção coletiva do saber a partir da realidade de trabalho, pertinentes à EPS que se pretende instituir para a mudança das práticas e do modelo assistencial biomédico. Contudo, alguns depoentes expressam uma concepção de educação instrumental com ênfase em ações técnicas e de atualização do saber, que se aproxima da EC. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a convivência das duas concepções de educação de trabalhadores - instrumental e comunicativa com o predomínio da segunda, que mostra a capilaridade da política de EPS entre os trabalhadores de saúde das UBS e a necessidade de aprofundar o debate para consolidar a prática educativa no cotidiano de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736
10.1590/S0104-12902011000400018
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902011000400018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29736/31613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 20 n. 4 (2011); 1018-1032
Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 4 (2011); 1018-1032
Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 4 (2011); 1018-1032
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237456588537856