Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222245 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde. |
id |
UFRGS-2_e3a08d2748148501929974b1aafe8336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222245 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Josino, Camila Ruszkovski MarquesDias, Míriam Thaís Guterres2021-06-16T04:36:35Z20202176-9575http://hdl.handle.net/10183/222245001121997O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde.The article presents the results of research on Permanent Education(PE)in Primary Health Care(PHC)atthe national level. The objective was todevelop an Integrative Review ofthe scientific works,within indexeddatabases,of qualitative research on PEin PHC, to enable an analysis ofthe application of its methodology in the Brazilian reality. Following the inclusioncriteria, fromthe 2,340 articles corresponding to the descriptors used, 20 studies were selected for analysis. It was possible to verify alack of knowledge about PE in PHCand its methodology.application/pdfporArgumentum. Vitória, ES. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 207-221Educação permanenteAtenção primária à saúdePermanent education in healthPermanent educationContinuing educationHealth educationPrimary health careIntegrative reviewExpressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativaExpressions of permanent education in primary health care : an integrative reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121997.pdf.txt001121997.pdf.txtExtracted Texttext/plain46646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/2/001121997.pdf.txt9258831f38a455127888a90e73c5a338MD52ORIGINAL001121997.pdfTexto completoapplication/pdf857228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/1/001121997.pdf14267e04cf125d368a94a913b1aaeff6MD5110183/2222452021-06-26 04:40:59.071073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222245Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-06-26T07:40:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Expressions of permanent education in primary health care : an integrative review |
title |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa Josino, Camila Ruszkovski Marques Educação permanente Atenção primária à saúde Permanent education in health Permanent education Continuing education Health education Primary health care Integrative review |
title_short |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
title_full |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
title_sort |
Expressões da educação permanente na atenção primária à saúde : uma revisão integrativa |
author |
Josino, Camila Ruszkovski Marques |
author_facet |
Josino, Camila Ruszkovski Marques Dias, Míriam Thaís Guterres |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Míriam Thaís Guterres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josino, Camila Ruszkovski Marques Dias, Míriam Thaís Guterres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação permanente Atenção primária à saúde |
topic |
Educação permanente Atenção primária à saúde Permanent education in health Permanent education Continuing education Health education Primary health care Integrative review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Permanent education in health Permanent education Continuing education Health education Primary health care Integrative review |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma Revisão Integrativa nas produções científicas de pesquisas qualitativas sobre Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária no âmbito nacional, para analisar a aplicação da sua metodologia frente a elaboração e sistematização de políticas. Método: foram utilizadas as bases de dados: LILACS, IBECS, SciELO e Medline. Resultados: dos 2.340 artigos correspondentes aos descritores utilizados, após a leitura na íntegra e respondendo ao objetivo 20 foram incluídos. Conclusão: Foi revelado o desconhecimento acerca da PNEPS, assim como da sua metodologia. EPS deve ser compreendida como um instrumento do e no trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária, uma vez que, consiste na colaboração em grupos na aquisição de capacidade de ser coautor nos seus processos de modificações e reestruturações dos serviços de saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-16T04:36:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222245 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-9575 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121997 |
identifier_str_mv |
2176-9575 001121997 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Argumentum. Vitória, ES. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 207-221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/2/001121997.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222245/1/001121997.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9258831f38a455127888a90e73c5a338 14267e04cf125d368a94a913b1aaeff6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725100122701824 |