Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534 |
Resumo: | A publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal. |
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Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosaBody-cult television advertisement recall among young women suffering from anorexia nervosa or bulimia nervosaEating DisordersBody ImageMass MediaAdvertising RecallTranstornos AlimentaresImagem CorporalMeios de Comunicação de MassaRecall de PublicidadeA publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal.Advertising conveys an aesthetic model that seems to have a negative influence on young women. However, it is unclear whether the media are the cause, or only act as a reinforcement of disorders related to body image, such as those associated with eating behavior (anorexia or bulimia). This study measures the influence that advertising (measured by recall scores) during a television program has on women with eating disorders (anorexia or bulimia) compared to healthy women. Experimental study of exploratory nature performed on a sample of young women with eating disorders and a control group. The influence of advertising was estimated by recall scores, obtained after viewing a real television program, which included two commercial breaks containing two kinds of ads: body cult advertising (showing thinness or promoting it) and neutral advertising. Young women with eating disorders better recall advertisements showing thinness and products for weight loss and pay less attention to other types targeted at their age and gender group. Television advertising seems to be more of a reinforcement for these women who are already dissatisfied with their body, rather than a direct cause of their body image disorder.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/17453410.1590/S0104-12902020170418Saúde e Sociedade; v. 29 n. 1 (2020); e170418Saúde e Sociedade; Vol. 29 No. 1 (2020); e170418Saúde e Sociedade; Vol. 29 Núm. 1 (2020); e1704181984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534/163279Copyright (c) 2020 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoral-Agúndez, Alejandro delCarrillo-Durán, Maria-Victoria2021-06-17T19:08:03Zoai:revistas.usp.br:article/174534Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-06-17T19:08:03Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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