Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moral-Agúndez, Alejandro del
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carrillo-Durán, Maria-Victoria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534
Resumo: A publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal.
id USP-6_8f5243a373bdd12da3d6a64bc3531c68
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174534
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosaBody-cult television advertisement recall among young women suffering from anorexia nervosa or bulimia nervosaEating DisordersBody ImageMass MediaAdvertising RecallTranstornos AlimentaresImagem CorporalMeios de Comunicação de MassaRecall de PublicidadeA publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal.Advertising conveys an aesthetic model that seems to have a negative influence on young women. However, it is unclear whether the media are the cause, or only act as a reinforcement of disorders related to body image, such as those associated with eating behavior (anorexia or bulimia). This study measures the influence that advertising (measured by recall scores) during a television program has on women with eating disorders (anorexia or bulimia) compared to healthy women. Experimental study of exploratory nature performed on a sample of young women with eating disorders and a control group. The influence of advertising was estimated by recall scores, obtained after viewing a real television program, which included two commercial breaks containing two kinds of ads: body cult advertising (showing thinness or promoting it) and neutral advertising. Young women with eating disorders better recall advertisements showing thinness and products for weight loss and pay less attention to other types targeted at their age and gender group. Television advertising seems to be more of a reinforcement for these women who are already dissatisfied with their body, rather than a direct cause of their body image disorder.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/17453410.1590/S0104-12902020170418Saúde e Sociedade; v. 29 n. 1 (2020); e170418Saúde e Sociedade; Vol. 29 No. 1 (2020); e170418Saúde e Sociedade; Vol. 29 Núm. 1 (2020); e1704181984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534/163279Copyright (c) 2020 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoral-Agúndez, Alejandro delCarrillo-Durán, Maria-Victoria2021-06-17T19:08:03Zoai:revistas.usp.br:article/174534Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-06-17T19:08:03Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
Body-cult television advertisement recall among young women suffering from anorexia nervosa or bulimia nervosa
title Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
spellingShingle Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
Moral-Agúndez, Alejandro del
Eating Disorders
Body Image
Mass Media
Advertising Recall
Transtornos Alimentares
Imagem Corporal
Meios de Comunicação de Massa
Recall de Publicidade
title_short Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
title_full Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
title_fullStr Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
title_full_unstemmed Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
title_sort Recall de propagandas televisivas com culto à imagem em mulheres jovens com anorexia nervosa ou bulimia nervosa
author Moral-Agúndez, Alejandro del
author_facet Moral-Agúndez, Alejandro del
Carrillo-Durán, Maria-Victoria
author_role author
author2 Carrillo-Durán, Maria-Victoria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moral-Agúndez, Alejandro del
Carrillo-Durán, Maria-Victoria
dc.subject.por.fl_str_mv Eating Disorders
Body Image
Mass Media
Advertising Recall
Transtornos Alimentares
Imagem Corporal
Meios de Comunicação de Massa
Recall de Publicidade
topic Eating Disorders
Body Image
Mass Media
Advertising Recall
Transtornos Alimentares
Imagem Corporal
Meios de Comunicação de Massa
Recall de Publicidade
description A publicidade transmite um modelo estético que parece exercer uma influência negativa nas mulheres jovens. No entanto, não está claro se a mídia é a causa ou se atua apenas como um reforço de distúrbios relacionados à imagem corporal, como os associados ao comportamento alimentar (anorexia ou bulimia). Este estudo mede (por pontuação de recall) a influência que a publicidade mostrada durante um programa de televisão exerce sobre mulheres com transtornos alimentares (anorexia ou bulimia) em comparação com mulheres saudáveis. Estudo experimental de caráter exploratório realizado em uma amostra de mulheres jovens com distúrbios alimentares e um grupo de controle. A influência da publicidade foi estimada por pontuação de recall, obtida após a exibição de um programa de televisão, que incluía dois intervalos comerciais contendo dois tipos de anúncios: publicidade de culto ao corpo (mostrando ou promovendo a magreza) e propaganda neutra. As mulheres jovens com transtornos alimentares se lembram melhor dos anúncios que cultuam a magreza e produtos para perda de peso e prestam menos atenção a outros tipos destinados à sua idade e sexo. A publicidade na televisão parece ser mais um reforço para essas mulheres que já estão insatisfeitas com seu corpo, e não uma causa direta de seu distúrbio de imagem corporal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534
10.1590/S0104-12902020170418
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902020170418
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174534/163279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 29 n. 1 (2020); e170418
Saúde e Sociedade; Vol. 29 No. 1 (2020); e170418
Saúde e Sociedade; Vol. 29 Núm. 1 (2020); e170418
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237463767089152