O que os adolescentes preferem: os alimentos da escola ou os alimentos competitivos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/76444 |
Resumo: | OBJETIVO: identificar e justificar as escolhas alimentares dos adolescentes durante o intervalo de aula e conhecer a visão dos funcionários acerca da aceitação dos alunos em relação à Alimentação Escolar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado em uma escola pública do município de São Paulo. Foram selecionados 83 adolescentes para identificar as escolhas alimentares durante o intervalo de aula, amparando-se na Teoria das Representações Sociais. Com o intuito de complementar a pesquisa, 12 funcionários participaram de uma entrevista visando conhecer a visão deles em relação à aceitação e a adesão dos alunos à Alimentação Escolar. Para ambas as populações estudadas, foram elaboradas questões discursivas. A análise dos dados foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, identificando as figuras metodológicas - expressões-chave e ideias centrais - para a construção do discurso. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que, apesar da baixa aceitação da Alimentação Escolar, os alunos a consomem por ser a única alternativa para se alimentar no ambiente educacional. Também é comum a compra de alimentos em estabelecimentos próximos à escola ou trazidos de casa para complementar a Alimentação Escolar ou como a única fonte alimentar no período de aula. Na visão dos funcionários, os alunos gostam da Alimentação Escolar, com exceção de alguns alimentos que não fazem parte dos hábitos alimentares ou cujas características organolépticas não os atraem. CONCLUSÃO: Sugerem-se modificações nas refeições para que seu consumo seja estimulado. |
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O que os adolescentes preferem: os alimentos da escola ou os alimentos competitivos?What do the adolescents prefer: food from school or competitive foods?OBJETIVO: identificar e justificar as escolhas alimentares dos adolescentes durante o intervalo de aula e conhecer a visão dos funcionários acerca da aceitação dos alunos em relação à Alimentação Escolar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado em uma escola pública do município de São Paulo. Foram selecionados 83 adolescentes para identificar as escolhas alimentares durante o intervalo de aula, amparando-se na Teoria das Representações Sociais. Com o intuito de complementar a pesquisa, 12 funcionários participaram de uma entrevista visando conhecer a visão deles em relação à aceitação e a adesão dos alunos à Alimentação Escolar. Para ambas as populações estudadas, foram elaboradas questões discursivas. A análise dos dados foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, identificando as figuras metodológicas - expressões-chave e ideias centrais - para a construção do discurso. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que, apesar da baixa aceitação da Alimentação Escolar, os alunos a consomem por ser a única alternativa para se alimentar no ambiente educacional. Também é comum a compra de alimentos em estabelecimentos próximos à escola ou trazidos de casa para complementar a Alimentação Escolar ou como a única fonte alimentar no período de aula. Na visão dos funcionários, os alunos gostam da Alimentação Escolar, com exceção de alguns alimentos que não fazem parte dos hábitos alimentares ou cujas características organolépticas não os atraem. CONCLUSÃO: Sugerem-se modificações nas refeições para que seu consumo seja estimulado.OBJECTIVE: To identify and justify adolescents' food choices during recess at school and to get to know school staff vision about the students' acceptance of the Brazilian School Meal Program. MATERIAL AND METHODS: It's a cross-sectional study in a public school in São Paulo, based on the Theory of the Social Representations. Eighty-three adolescents were selected and asked to identify their food choices during recess at school. Complementary to this survey, twelve school staff members answered an interview aimed at identifying their own view on the students' acceptance of the Brazilian School Meal. Data analysis was done using the Discourse of Collective Subject technique, identifying the methodological figures - key-expressions and central ideas - for the construction of their discourse. RESULTS: Although the adolescents don't like the meals offered by the program, they adhere to it since it is the only alternative they have at school. Nevertheless, it is common for them to buy food in establishments nearby or to bring it from home as a complement or a substitute for the school meal. In the school staff's vision the adolescents like the school meal. However, they considered that some of the foods are not part of the adolescents' eating habits or do not attract them due to their organoleptic characteristics. CONCLUSION: The research suggests modifications in the meals to increase the ingestion of the school meal.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7644410.1590/sausoc.v22i2.76444Saúde e Sociedade; v. 22 n. 2 (2013); 456-467Saúde e Sociedade; Vol. 22 No. 2 (2013); 456-467Saúde e Sociedade; Vol. 22 Núm. 2 (2013); 456-4671984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/76444/80161Leme, Ana Carolina BarcoPhilippi, Sonia TucunduvaToassa, Erika Christianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-19T19:14:40Zoai:revistas.usp.br:article/76444Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2014-03-19T19:14:40Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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