Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Felipe Davson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272
Resumo: Tendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.
id USP-70_1060019abd3350c29b73864e811ecb7f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182272
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira RepúblicaBetween moralities and visualities: cinema and religion during Primeira República CinemaCultura visualIgrejaRio de JaneiroRecifeCinemaVisual cultureChurchRio de JaneiroRecifeTendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.Focusing on the consumption of religious movies during the Holy Week, this article analyzes the relation between cinema, visual culture, and religious practices in Primeira República in Rio de Janeiro and Recife. Our goal is to examine the ways spectators, film exhibitors, and the Church negotiated a common sense related to religious practices. In the treatment of the sources, the indicative paradigm proposed by Carlo Ginzburg was used since, as a method of textual criticism, it is more adequate in the analysis of sources that do not represent discursive units. We conclude with the verification of some negotiation strategies by the exhibitors, such as the broadcasting of sacred movies on some days of the holiday.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18227210.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 257-283MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 257-283MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 257-283MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 257-283MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 257-2831982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/181977https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/181976https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/183904Copyright (c) 2022 Pedro Vinicius Asterito Lapera, Felipe Davson Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLapera, Pedro Vinicius AsteritoSilva, Felipe Davson Pereira daLapera, Pedro Vinicius AsteritoSilva, Felipe Davson Pereira daLapera, Pedro Vinicius AsteritoSilva, Felipe Davson Pereira daLapera, Pedro Vinicius AsteritoSilva, Felipe Davson Pereira daLapera, Pedro Vinicius AsteritoSilva, Felipe Davson Pereira da2023-05-18T17:13:33Zoai:revistas.usp.br:article/182272Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:13:33Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
Between moralities and visualities: cinema and religion during Primeira República
title Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
spellingShingle Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Cinema
Cultura visual
Igreja
Rio de Janeiro
Recife
Cinema
Visual culture
Church
Rio de Janeiro
Recife
title_short Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
title_full Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
title_fullStr Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
title_full_unstemmed Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
title_sort Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
author Lapera, Pedro Vinicius Asterito
author_facet Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
author_role author
author2 Silva, Felipe Davson Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
Lapera, Pedro Vinicius Asterito
Silva, Felipe Davson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cultura visual
Igreja
Rio de Janeiro
Recife
Cinema
Visual culture
Church
Rio de Janeiro
Recife
topic Cinema
Cultura visual
Igreja
Rio de Janeiro
Recife
Cinema
Visual culture
Church
Rio de Janeiro
Recife
description Tendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272
10.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/181977
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/181976
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/182272/183904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Vinicius Asterito Lapera, Felipe Davson Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Vinicius Asterito Lapera, Felipe Davson Pereira da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 16 Núm. 1 (2022); 257-283
MATRIZes; v. 16 n. 1 (2022); 257-283
MATRIZes; Vol. 16 No 1 (2022); 257-283
MATRIZes; Vol. 16 No. 1 (2022); 257-283
MATRIZes; V. 16 N. 1 (2022); 257-283
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312777461760