Mediated interaction in the digital age
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199 |
Resumo: | Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada. À luz da revolução digital e do crescimento da internet, este artigo apresenta um quarto tipo: a interação mediada on-line. Baseando-se na distinção de Goffman entre as regiões frontais e as de fundo, Thompson mostra como a quase-interação mediada e a interação on-line mediada criam novas oportunidades para o vazamento de informações e conteúdos simbólicos das regiões secundárias para as frontais, com consequências que podem ser embaraçosas, prejudiciais e, por vezes, extremamente perturbadoras. |
id |
USP-70_3bb168c9f103d1c14f4627b8323d2258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/153199 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediated interaction in the digital ageA interação mediada na era digitalCommunicationsInteractionMediaVisibilityWhistleblowersComunicaçãoInteraçãoMídiaVisibilidadeInformantesEm A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada. À luz da revolução digital e do crescimento da internet, este artigo apresenta um quarto tipo: a interação mediada on-line. Baseando-se na distinção de Goffman entre as regiões frontais e as de fundo, Thompson mostra como a quase-interação mediada e a interação on-line mediada criam novas oportunidades para o vazamento de informações e conteúdos simbólicos das regiões secundárias para as frontais, com consequências que podem ser embaraçosas, prejudiciais e, por vezes, extremamente perturbadoras.In The media and modernity, Thompson develops an interactional theory of communication media that distinguishes between three basic types of interaction: 1) face-to-face interaction, 2) mediated interaction, and 3) mediated quasi-interaction. In the light of the digital revolution and the growth of the internet, this paper introduces a fourth type: mediated online interaction. Drawing on Goffman’s distinction between front regions and back regions, Thompson shows how mediated quasi-interaction and mediated online interaction create new opportunities for the leakage of information and symbolic content from back regions into front regions, with consequences that can be embarrassing, damaging and, on occasion, hugely disruptive.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/15319910.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 17-44MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 17-44MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 17-44MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 17-44MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 17-441982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199/149813Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessThompson, John B.2020-06-02T09:09:15Zoai:revistas.usp.br:article/153199Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:36.447876Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediated interaction in the digital age A interação mediada na era digital |
title |
Mediated interaction in the digital age |
spellingShingle |
Mediated interaction in the digital age Thompson, John B. Communications Interaction Media Visibility Whistleblowers Comunicação Interação Mídia Visibilidade Informantes |
title_short |
Mediated interaction in the digital age |
title_full |
Mediated interaction in the digital age |
title_fullStr |
Mediated interaction in the digital age |
title_full_unstemmed |
Mediated interaction in the digital age |
title_sort |
Mediated interaction in the digital age |
author |
Thompson, John B. |
author_facet |
Thompson, John B. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thompson, John B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communications Interaction Media Visibility Whistleblowers Comunicação Interação Mídia Visibilidade Informantes |
topic |
Communications Interaction Media Visibility Whistleblowers Comunicação Interação Mídia Visibilidade Informantes |
description |
Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada. À luz da revolução digital e do crescimento da internet, este artigo apresenta um quarto tipo: a interação mediada on-line. Baseando-se na distinção de Goffman entre as regiões frontais e as de fundo, Thompson mostra como a quase-interação mediada e a interação on-line mediada criam novas oportunidades para o vazamento de informações e conteúdos simbólicos das regiões secundárias para as frontais, com consequências que podem ser embaraçosas, prejudiciais e, por vezes, extremamente perturbadoras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199 10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199/149813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 17-44 MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 17-44 MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 17-44 MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 17-44 MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 17-44 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051315221692416 |