Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82937 |
Resumo: | Neste artigo desenvolvemos a análise da campanha Brasil Presença, veiculada no anode 2009. A série de comerciais apresenta os elos invisíveis constituintes das cadeias deprodução e do consumo no Brasil contemporâneo, representadas por sujeitos e suas narrativaspessoais. A publicidade constrói o sentido de comunidade imaginada e instaura ainstituição bancária como presença fundamental na nação constituída discursivamente,em torno do trabalho e do consumo. De acordo com o discurso, os entrelaçamentos detrajetórias humanas e de fluxos econômicos são motivadores da visão eufórica do país,tanto internamente quanto em sua visibilidade no cenário mundial. |
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Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitáriaImagining the production, the consumption and the nation: sensitive strategies of advertising communicationcommunication and consumptionadvertisinglaborlanguageidentity.Comunicação e consumopublicidadetrabalholinguagemidentidade.Neste artigo desenvolvemos a análise da campanha Brasil Presença, veiculada no anode 2009. A série de comerciais apresenta os elos invisíveis constituintes das cadeias deprodução e do consumo no Brasil contemporâneo, representadas por sujeitos e suas narrativaspessoais. A publicidade constrói o sentido de comunidade imaginada e instaura ainstituição bancária como presença fundamental na nação constituída discursivamente,em torno do trabalho e do consumo. De acordo com o discurso, os entrelaçamentos detrajetórias humanas e de fluxos econômicos são motivadores da visão eufórica do país,tanto internamente quanto em sua visibilidade no cenário mundial.In this article we develop the analysis of the campaign Brazil Presence aired in 2009. The series of commercials presents the invisible bonds constituents of the chains of production and consumption in contemporary Brazil, represented by subjects and their personal narratives. Advertising builds a sense of imagined community and establishes the bank as a fundamental presence in the nation constituted discursively, around work and consumption. According to speech, the interlacing of human trajectories and economic flows are motivators of the ecstatic vision of the country, both internally and in its visibility on the world stage.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/8293710.11606/issn.1982-8160.v8i1p179-190MATRIZes; v. 8 n. 1 (2014); 179-190MATRIZes; Vol. 8 No 1 (2014); 179-190MATRIZes; V. 8 N. 1 (2014); 179-190MATRIZes; Vol. 8 No. 1 (2014); 179-190MATRIZes; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 179-1901982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82937/85977https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82937/85978Casaqui, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:06:52Zoai:revistas.usp.br:article/82937Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:26.295077Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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