THE PATINA OF FILM. From time’s cinematic reproduction to History’s cinematographic representation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capeller, Ivan
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38249
Resumo: O artigo apresenta uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a história. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um traço indicial que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos autorreflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não. Três filmes marcantes na história do cinema são relidos de acordo com suas posições acerca das relações entre o cinema e a história.
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A pátina do filme. Da reprodução cinemática do tempo à representação cinematográfica da história
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