The diver and the surfer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320 |
Resumo: | Os Superficiais: O Que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros analisa o impacto cultural e intelectual da Internet nos usuários. Nicholas Carr baseia-se em pesquisas neurológicas que contrastam os circuitos neuronais dos leitores de livros com aqueles forjados pelo uso da Internet para embasar a tese de que as tecnologias que utilizamos para controlar, localizar e armazenar informação literalmente alteram nossos circuitos neuronais, e que o cenário medial da atualidade, repleto de interrupções e distrações, oferece obstáculos para o tipo de compreensão e memorização indispensáveis para a leitura em profundidade. |
id |
USP-70_a742aaac7e45e7e8e9979bde813c5928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38320 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The diver and the surferO Mergulhador e o SurfistaInternetdigital mediainternet technologiescybercultureeducation.InternetMídias DigitaisTecnologias da InformaçãoCiberculturaEducaçãoOs Superficiais: O Que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros analisa o impacto cultural e intelectual da Internet nos usuários. Nicholas Carr baseia-se em pesquisas neurológicas que contrastam os circuitos neuronais dos leitores de livros com aqueles forjados pelo uso da Internet para embasar a tese de que as tecnologias que utilizamos para controlar, localizar e armazenar informação literalmente alteram nossos circuitos neuronais, e que o cenário medial da atualidade, repleto de interrupções e distrações, oferece obstáculos para o tipo de compreensão e memorização indispensáveis para a leitura em profundidade.The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains approaches the cultural and intellectual impact of the Internet over its users. Nicholas Carr founds its work in neurological research contrasting the neuronal circuits of book readers to those marked by the use of the internet. Thus he grounds his hypothesis that the technologies we use to control, recover and store information literally change our neuronal circuits. Moreover, the idea that the contemporary medial scenario, full of interruptions ans distractions represents an obstacle to the kind of comprehension and memorization imperative to reading in depth.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3832010.11606/issn.1982-8160.v5i1p261-266MATRIZes; v. 5 n. 1 (2011); 261-266MATRIZes; Vol. 5 No 1 (2011); 261-266MATRIZes; V. 5 N. 1 (2011); 261-266MATRIZes; Vol. 5 No. 1 (2011); 261-266MATRIZes; Vol. 5 Núm. 1 (2011); 261-2661982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320/41172https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320/41173Bastos, Marco Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:08Zoai:revistas.usp.br:article/38320Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:22.549866Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The diver and the surfer O Mergulhador e o Surfista |
title |
The diver and the surfer |
spellingShingle |
The diver and the surfer Bastos, Marco Toledo Internet digital media internet technologies cyberculture education. Internet Mídias Digitais Tecnologias da Informação Cibercultura Educação |
title_short |
The diver and the surfer |
title_full |
The diver and the surfer |
title_fullStr |
The diver and the surfer |
title_full_unstemmed |
The diver and the surfer |
title_sort |
The diver and the surfer |
author |
Bastos, Marco Toledo |
author_facet |
Bastos, Marco Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Marco Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet digital media internet technologies cyberculture education. Internet Mídias Digitais Tecnologias da Informação Cibercultura Educação |
topic |
Internet digital media internet technologies cyberculture education. Internet Mídias Digitais Tecnologias da Informação Cibercultura Educação |
description |
Os Superficiais: O Que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros analisa o impacto cultural e intelectual da Internet nos usuários. Nicholas Carr baseia-se em pesquisas neurológicas que contrastam os circuitos neuronais dos leitores de livros com aqueles forjados pelo uso da Internet para embasar a tese de que as tecnologias que utilizamos para controlar, localizar e armazenar informação literalmente alteram nossos circuitos neuronais, e que o cenário medial da atualidade, repleto de interrupções e distrações, oferece obstáculos para o tipo de compreensão e memorização indispensáveis para a leitura em profundidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320 10.11606/issn.1982-8160.v5i1p261-266 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v5i1p261-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320/41172 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38320/41173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 5 n. 1 (2011); 261-266 MATRIZes; Vol. 5 No 1 (2011); 261-266 MATRIZes; V. 5 N. 1 (2011); 261-266 MATRIZes; Vol. 5 No. 1 (2011); 261-266 MATRIZes; Vol. 5 Núm. 1 (2011); 261-266 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051313763123200 |