Cinema Novo e música de vanguarda do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luíza Beatriz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827
Resumo: Although 20th century avant-garde music was not prevalent in Cinema Novo’s soundtracks, it was still quite present in films by Glauber Rocha, Walter Lima Júnior and Joaquim Pedro de Andrade, consisting of pre-existing music by Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, MarlosNobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton and Al Kooper. After mapping these musical works in the films, I analyze to which extent they were associated to the images either in a more conventional way or with creative propositions. I also consider the role of the phonographic production of the time for the choices of this repertoire and the relationships of those directors with contemporary avant-garde music.
id USP-70_bc608121f2d2929d765f8811020c0847
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185827
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Cinema Novo e música de vanguarda do século XXCinema Novo and 20thcentury avant-garde musicMúsica de vanguardaCinema NovoProdução fonográficaAnálise fílmicaAlthough 20th century avant-garde music was not prevalent in Cinema Novo’s soundtracks, it was still quite present in films by Glauber Rocha, Walter Lima Júnior and Joaquim Pedro de Andrade, consisting of pre-existing music by Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, MarlosNobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton and Al Kooper. After mapping these musical works in the films, I analyze to which extent they were associated to the images either in a more conventional way or with creative propositions. I also consider the role of the phonographic production of the time for the choices of this repertoire and the relationships of those directors with contemporary avant-garde music.Embora não tenha sido predominante no Cinema Novo, a música de vanguarda do século XX não deixou de estar presente em filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior e Joaquim Pedro de Andrade, englobando obras preexistentes de Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, Marlos Nobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton e Al Kooper. Fazemos um mapeamento dessa produção e analisamos como as músicas desses compositores se associam às imagens, seja de modo mais convencional, seja com proposições criativas. Observamos o papel da produção fonográfica da época para essas escolhas e a relação dos diretores com um repertório em geral contemporâneo aos filmes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18582710.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99MATRIZes; Vol. 17 Núm. 1 (2023); 77-99MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 77-99MATRIZes; Vol. 17 No 1 (2023); 77-99MATRIZes; Vol. 17 No. 1 (2023); 77-99MATRIZes; V. 17 N. 1 (2023); 77-991982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/193634https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/193635https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/196333https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/196334Copyright (c) 2023 Luíza Beatriz Alvimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza BeatrizAlvim, Luíza BeatrizAlvim, Luíza BeatrizAlvim, Luíza BeatrizAlvim, Luíza Beatriz2023-07-07T16:51:16Zoai:revistas.usp.br:article/185827Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-07-07T16:51:16Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
Cinema Novo and 20thcentury avant-garde music
title Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
spellingShingle Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
Alvim, Luíza Beatriz
Música de vanguarda
Cinema Novo
Produção fonográfica
Análise fílmica
title_short Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
title_full Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
title_fullStr Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
title_full_unstemmed Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
title_sort Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
author Alvim, Luíza Beatriz
author_facet Alvim, Luíza Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luíza Beatriz
Alvim, Luíza Beatriz
Alvim, Luíza Beatriz
Alvim, Luíza Beatriz
Alvim, Luíza Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Música de vanguarda
Cinema Novo
Produção fonográfica
Análise fílmica
topic Música de vanguarda
Cinema Novo
Produção fonográfica
Análise fílmica
description Although 20th century avant-garde music was not prevalent in Cinema Novo’s soundtracks, it was still quite present in films by Glauber Rocha, Walter Lima Júnior and Joaquim Pedro de Andrade, consisting of pre-existing music by Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, MarlosNobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton and Al Kooper. After mapping these musical works in the films, I analyze to which extent they were associated to the images either in a more conventional way or with creative propositions. I also consider the role of the phonographic production of the time for the choices of this repertoire and the relationships of those directors with contemporary avant-garde music.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827
10.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/193634
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/193635
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/196333
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185827/196334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luíza Beatriz Alvim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luíza Beatriz Alvim
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 17 Núm. 1 (2023); 77-99
MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 77-99
MATRIZes; Vol. 17 No 1 (2023); 77-99
MATRIZes; Vol. 17 No. 1 (2023); 77-99
MATRIZes; V. 17 N. 1 (2023); 77-99
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312800530432