Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltar, Mariana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lepri, Adil Giovanni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812
Resumo: This article argues in favor of a proximity between the spectatorship and aesthetics of audiovisual production on the web and the experience of cinema of attractions. Based on a particular case study, but that seems symptomatic, we aim to show how the rhetoric found in most YouTube videos makes intense use of performatic image, of the movement of body towards the camera, directly addressing the spectator, and of the aesthetical excess associated with sensationalism. Such elements convey a participative, erratic and fragmentary spectatorship. Such characteristics show the persistency of attractions regimen in such videos, as well the political strenght of a moral management from sensationalist strategies.
id USP-70_ce3f2a0ec88f4adddc51f6062e59c0aa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147812
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTubeSensational managements: attractions and YouTube videosCinema de atraçõesEspetáculoYoutubeManifestações políticasCinema of attractionsspectacleYouTubepolitical manifestationsThis article argues in favor of a proximity between the spectatorship and aesthetics of audiovisual production on the web and the experience of cinema of attractions. Based on a particular case study, but that seems symptomatic, we aim to show how the rhetoric found in most YouTube videos makes intense use of performatic image, of the movement of body towards the camera, directly addressing the spectator, and of the aesthetical excess associated with sensationalism. Such elements convey a participative, erratic and fragmentary spectatorship. Such characteristics show the persistency of attractions regimen in such videos, as well the political strenght of a moral management from sensationalist strategies.Este artigo argumenta por uma aproximação entre a espectatorialidade e estética do audiovisual na web e a experiência do cinema de atrações. A partir da análise de um caso em particular, mas que parece sintomático, pretendemos demonstrar como a retórica encontrada em boa parte dos audiovisuais do YouTube faz uso intenso do endereçamento direto ao espectador, da força performática da imagem e do corpo em movimento para a câmera e da lógica do excesso que marca o sensacionalismo, através de uma espectatorialidade participativa, fragmentária e errante. Essas características revelam permanências do regime de atrações nesses audiovisuais, bem como a força política de uma gestão moral a partir das estratégias sensacionalistas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14781210.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189MATRIZes; v. 13 n. 1 (2019); 169-189MATRIZes; Vol. 13 No 1 (2019); 169-189MATRIZes; V. 13 N. 1 (2019); 169-189MATRIZes; Vol. 13 No. 1 (2019); 169-189MATRIZes; Vol. 13 Núm. 1 (2019); 169-1891982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812/152969https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812/152970Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaltar, MarianaLepri, Adil Giovanni2020-06-01T14:35:43Zoai:revistas.usp.br:article/147812Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.235041Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
Sensational managements: attractions and YouTube videos
title Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
spellingShingle Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
Baltar, Mariana
Cinema de atrações
Espetáculo
Youtube
Manifestações políticas
Cinema of attractions
spectacle
YouTube
political manifestations
title_short Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
title_full Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
title_fullStr Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
title_full_unstemmed Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
title_sort Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube
author Baltar, Mariana
author_facet Baltar, Mariana
Lepri, Adil Giovanni
author_role author
author2 Lepri, Adil Giovanni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltar, Mariana
Lepri, Adil Giovanni
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema de atrações
Espetáculo
Youtube
Manifestações políticas
Cinema of attractions
spectacle
YouTube
political manifestations
topic Cinema de atrações
Espetáculo
Youtube
Manifestações políticas
Cinema of attractions
spectacle
YouTube
political manifestations
description This article argues in favor of a proximity between the spectatorship and aesthetics of audiovisual production on the web and the experience of cinema of attractions. Based on a particular case study, but that seems symptomatic, we aim to show how the rhetoric found in most YouTube videos makes intense use of performatic image, of the movement of body towards the camera, directly addressing the spectator, and of the aesthetical excess associated with sensationalism. Such elements convey a participative, erratic and fragmentary spectatorship. Such characteristics show the persistency of attractions regimen in such videos, as well the political strenght of a moral management from sensationalist strategies.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812
10.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812/152969
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147812/152970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 13 n. 1 (2019); 169-189
MATRIZes; Vol. 13 No 1 (2019); 169-189
MATRIZes; V. 13 N. 1 (2019); 169-189
MATRIZes; Vol. 13 No. 1 (2019); 169-189
MATRIZes; Vol. 13 Núm. 1 (2019); 169-189
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315169263616