A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinclair, John
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447
Resumo: Noções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização.
id USP-70_d2db16f3fb8a5992044ff53ac7da8e15
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/90447
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americanaTransnationalisation of television programming in the Iberoamerican regionCultural globalisationtransnationalisationtelevisiontelevision formatsGlobalização culturaltransnacionalizaçãotelevisãoformatos televisivosNoções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização.Conceptualisations such as cultural imperialism or global culture which concern themselveswith supposed homogenising tendencies in cultural globalisation fail to accountfor the gravitational pull and heterogenising effect of the local. Just as McDonald’sfind they absolutely must offer vegetarian hamburgers in India, in global televisionstudies we have become familiar with a full-blown transnational trade in formats, inwhich homogenisation proceeds through heterogenisation: that is, in the adaptationof program formulas in accordance with the imperatives of local cultures. This actiondemonstrates the management of an irreducible paradox of transnationalisation: homogenisationversus heterogenisation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/9044710.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 63-77MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 63-771982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93219https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93220Copyright (c) 2015 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSinclair, John2015-09-29T19:06:49Zoai:revistas.usp.br:article/90447Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:26.970875Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
Transnationalisation of television programming in the Iberoamerican region
title A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
spellingShingle A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
Sinclair, John
Cultural globalisation
transnationalisation
television
television formats
Globalização cultural
transnacionalização
televisão
formatos televisivos
title_short A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
title_full A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
title_fullStr A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
title_full_unstemmed A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
title_sort A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
author Sinclair, John
author_facet Sinclair, John
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sinclair, John
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural globalisation
transnationalisation
television
television formats
Globalização cultural
transnacionalização
televisão
formatos televisivos
topic Cultural globalisation
transnationalisation
television
television formats
Globalização cultural
transnacionalização
televisão
formatos televisivos
description Noções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447
10.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93219
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 63-77
MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 63-77
MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 63-77
MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 63-77
MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 63-77
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051314294751232