A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447 |
Resumo: | Noções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização. |
id |
USP-70_d2db16f3fb8a5992044ff53ac7da8e15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/90447 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americanaTransnationalisation of television programming in the Iberoamerican regionCultural globalisationtransnationalisationtelevisiontelevision formatsGlobalização culturaltransnacionalizaçãotelevisãoformatos televisivosNoções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização.Conceptualisations such as cultural imperialism or global culture which concern themselveswith supposed homogenising tendencies in cultural globalisation fail to accountfor the gravitational pull and heterogenising effect of the local. Just as McDonald’sfind they absolutely must offer vegetarian hamburgers in India, in global televisionstudies we have become familiar with a full-blown transnational trade in formats, inwhich homogenisation proceeds through heterogenisation: that is, in the adaptationof program formulas in accordance with the imperatives of local cultures. This actiondemonstrates the management of an irreducible paradox of transnationalisation: homogenisationversus heterogenisation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/9044710.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 63-77MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 63-77MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 63-771982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93219https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93220Copyright (c) 2015 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSinclair, John2015-09-29T19:06:49Zoai:revistas.usp.br:article/90447Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:26.970875Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana Transnationalisation of television programming in the Iberoamerican region |
title |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
spellingShingle |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana Sinclair, John Cultural globalisation transnationalisation television television formats Globalização cultural transnacionalização televisão formatos televisivos |
title_short |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
title_full |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
title_fullStr |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
title_full_unstemmed |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
title_sort |
A transnacionalização de programas televisivos na região ibero-americana |
author |
Sinclair, John |
author_facet |
Sinclair, John |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sinclair, John |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural globalisation transnationalisation television television formats Globalização cultural transnacionalização televisão formatos televisivos |
topic |
Cultural globalisation transnationalisation television television formats Globalização cultural transnacionalização televisão formatos televisivos |
description |
Noções como as de imperialismo cultural ou cultura global, relacionadas a supostas tendências de homogeneização da globalização cultural, pecam por desconsiderar o efeito heterogeneizador do local. Tal como a rede McDonald’s entende ser necessário oferecer hambúrgueres vegetarianos na Índia, os estudos de televisão global nos familiarizam com um mercado transnacional de formatos televisivos, no qual a homogeneização procede através da heterogeneização: isto é, através da adaptação de fórmulas de programas de acordo com os imperativos das culturas locais. Esta ação demonstra o gerenciamento de um paradoxo inerente à transnacionalização: homogeneização versus heterogeneização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v8i2p63-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93219 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90447/93220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 63-77 MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 63-77 MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 63-77 MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 63-77 MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 63-77 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314294751232 |