Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: León-Duarte, Gustavo Adolfo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250
Resumo: Este artigo examina e discute os pressupostos metateóricos que devem ser levados em consideração no ensino de uma teoria de médio alcance (TMA) em comunicação. Primeiro, ele examina as abordagens teóricas e modelos mais amplos para destacar a funcionalidade dos pressupostos metateóricos de caráter ontológico e epistemológico. Num segundo momento, discute criticamente as implicações da construção de uma TMA em comunicação com foco na integração descritiva da abordagem da comunicação como cultura (ACC). Conclui-se que o modelo ritual de comunicação como cultura é consistente com as sensibilidades epistemológicas contemporâneas que clamam por um campo de estudo inerentemente interdisciplinar e inovador como a comunicação.
id USP-70_ed8b82dcbbd8604bb7694850a5ef4161
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178250
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como culturaTeorías de rango medio en comunicación: elementos constitutivos para un enfoque de comunicación como culturaMiddle Range Theory in Communication. Constitutive elements for a model of communication as cultureComunicaçãoPesquisa aplicadaTeoriaModelosEnsinoComunicación;Teoría;Investigación;Cultura;Enseñanza;Communication;Theory;Applied research;Models;Teaching;Este artigo examina e discute os pressupostos metateóricos que devem ser levados em consideração no ensino de uma teoria de médio alcance (TMA) em comunicação. Primeiro, ele examina as abordagens teóricas e modelos mais amplos para destacar a funcionalidade dos pressupostos metateóricos de caráter ontológico e epistemológico. Num segundo momento, discute criticamente as implicações da construção de uma TMA em comunicação com foco na integração descritiva da abordagem da comunicação como cultura (ACC). Conclui-se que o modelo ritual de comunicação como cultura é consistente com as sensibilidades epistemológicas contemporâneas que clamam por um campo de estudo inerentemente interdisciplinar e inovador como a comunicação.This article examines and discusses the meta-theoretical assumptions that must be taken into account when teaching a Medium Range Theory (MRT) in Communication. First, they examine the broader theoretical approaches and models to highlight the functionality of ontological and epistemological meta-theoretical assumptions. In a second moment, critically discusses the historical implications of the construction of a MRT in Communication to focus on the descriptive integration of a Constitutive Model of Communication as Culture (CMCC). From the analysis of primary and secondary sources specialized in the subject, the method of constant comparison of the grounded theory was applied to elaborate the argumentative relationships that constitute the CMCC integrated conceptual theoretical framework. The CMCC can be conceived as a MRT in communication since its conceptual theoretical proposal and its interpretative and heuristic approach offer a powerful support to address simple and complex problems in the real practice of the communication specialistEste artigo examina e discute os pressupostos metateóricos que devem ser levados em consideração no ensino de uma Teoria de Médio Alcance (TMA) em Comunicação. Primeiro, ele examina as abordagens teóricas e modelos mais amplos para destacar a funcionalidade dos pressupostos metateóricos ontológicos e epistemológicos. Num segundo momento, discute criticamente as implicações históricas da construção de um TMA em Comunicação com foco na integração descritiva de um Modelo Constitutivo de Comunicação como Cultura (MCCC). A partir da análise de fontes primárias e secundárias especializadas no assunto, o método de comparação constante da teoria fundamentada foi aplicado para elaborar as relações argumentativas que constituem o quadro teórico conceitual integrado da MCCC. O MCCC pode ser concebido como um TMA em Comunicação, uma vez que sua proposta teórica conceitual e sua abordagem interpretativa e heurística oferecem um poderoso suporte para abordar problemas simples e complexos na prática real do especialista em ComunicaçãoEste artículo examina y discute los supuestos metateóricos que deben tomarse en cuenta a la hora de enseñar una Teoría de Rango Medio (TRM) en Comunicación. En primer término, examina los enfoques y modelos teóricos más amplios para destacar la funcionalidad de los supuestos metateóricos de carácter ontológico y epistemológico. En un segundo momento, debate críticamente las implicaciones de construcción de una TRM en Comunicación para centrarse en la integración descriptiva del Enfoque de Comunicación como Cultura (ECC). Se concluye que el modelo está acorde con las sensibilidades epistemológicas contemporáneas que reclama un campo de estudio inherentemente interdisciplinar e innovador como el de la comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/17825010.11606/issn.1982-8160.v15i2p95-118MATRIZes; Vol. 15 Núm. 2 (2021); 95-118MATRIZes; v. 15 n. 2 (2021); 95-118MATRIZes; Vol. 15 No 2 (2021); 95-118MATRIZes; Vol. 15 No. 2 (2021); 95-118MATRIZes; V. 15 N. 2 (2021); 95-1181982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250/175632https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250/175633https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeón-Duarte, Gustavo AdolfoLeón-Duarte, Gustavo Adolfo2023-05-18T17:13:50Zoai:revistas.usp.br:article/178250Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:13:50Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
Teorías de rango medio en comunicación: elementos constitutivos para un enfoque de comunicación como cultura
Middle Range Theory in Communication. Constitutive elements for a model of communication as culture
title Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
spellingShingle Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
León-Duarte, Gustavo Adolfo
Comunicação
Pesquisa aplicada
Teoria
Modelos
Ensino
Comunicación;
Teoría;
Investigación;
Cultura;
Enseñanza;
Communication;
Theory;
Applied research;
Models;
Teaching;
title_short Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
title_full Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
title_fullStr Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
title_full_unstemmed Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
title_sort Teoria intermediária na comunicação: elementos necessários para uma abordagem da comunicação como cultura
author León-Duarte, Gustavo Adolfo
author_facet León-Duarte, Gustavo Adolfo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv León-Duarte, Gustavo Adolfo
León-Duarte, Gustavo Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Pesquisa aplicada
Teoria
Modelos
Ensino
Comunicación;
Teoría;
Investigación;
Cultura;
Enseñanza;
Communication;
Theory;
Applied research;
Models;
Teaching;
topic Comunicação
Pesquisa aplicada
Teoria
Modelos
Ensino
Comunicación;
Teoría;
Investigación;
Cultura;
Enseñanza;
Communication;
Theory;
Applied research;
Models;
Teaching;
description Este artigo examina e discute os pressupostos metateóricos que devem ser levados em consideração no ensino de uma teoria de médio alcance (TMA) em comunicação. Primeiro, ele examina as abordagens teóricas e modelos mais amplos para destacar a funcionalidade dos pressupostos metateóricos de caráter ontológico e epistemológico. Num segundo momento, discute criticamente as implicações da construção de uma TMA em comunicação com foco na integração descritiva da abordagem da comunicação como cultura (ACC). Conclui-se que o modelo ritual de comunicação como cultura é consistente com as sensibilidades epistemológicas contemporâneas que clamam por um campo de estudo inerentemente interdisciplinar e inovador como a comunicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250
10.11606/issn.1982-8160.v15i2p95-118
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v15i2p95-118
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
language spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250/175632
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/178250/175633
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 15 Núm. 2 (2021); 95-118
MATRIZes; v. 15 n. 2 (2021); 95-118
MATRIZes; Vol. 15 No 2 (2021); 95-118
MATRIZes; Vol. 15 No. 2 (2021); 95-118
MATRIZes; V. 15 N. 2 (2021); 95-118
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312764878848