Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Trinta, Aluizio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201
Resumo: In this interview, Professor Aluizio Trinta recalls some of his experience as an special student of Marshall McLuhan, in the 1960’s, at the University of Toronto. Focusing on the author’s educational thought, Aluizio draws a parallel between the Canadian’s theoretical-communicational notes on education, and the importance of introducing media studies in the classroom. In this regard, he reflects on the confluences of these two fields, studied by McLuhan, and points to the educational challenges presented by the prominent hyperconnected environment in the Brazilian technological landscape.
id USP-71_02b0a6925658ca8c8c834c1b1f82c271
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198201
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolasAluizio Trinta on Marshall McLuhan and Education: the introduction of media in schoolsMarshall McLuhanMídiasMeios de comunicação de massaEducaçãoComunicaçãoMarshall McLuhanMediaMass communicationEducationCommunicationIn this interview, Professor Aluizio Trinta recalls some of his experience as an special student of Marshall McLuhan, in the 1960’s, at the University of Toronto. Focusing on the author’s educational thought, Aluizio draws a parallel between the Canadian’s theoretical-communicational notes on education, and the importance of introducing media studies in the classroom. In this regard, he reflects on the confluences of these two fields, studied by McLuhan, and points to the educational challenges presented by the prominent hyperconnected environment in the Brazilian technological landscape.Nesta entrevista, o professor Aluizio Trinta nos brinda com rememorações de sua experiência como aluno ouvinte de Marshall McLuhan, na década de 1960, na Universidade de Toronto, no Canadá. Com foco no pensamento socioeducacional do autor, Aluizio traça um paralelo entre os apontamentos teórico- -comunicacionais do canadense, voltados à educação, e a importância da inserção das mídias e seu estudo em sala de aula. Nesse sentido, reflete sobre as confluências desses dois campos, frequentados por McLuhan, e alude aos desafios socioeducativos apresentados pela ambiência hiperconectada, hoje prevalente no cenário tecnológico brasileiro.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19820110.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-164Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-164Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-1642316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201/196134https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201/202396Copyright (c) 2023 Vanessa Martins, Aluizio Trintahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, VanessaTrinta, Aluizio2024-01-12T14:19:47Zoai:revistas.usp.br:article/198201Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-12T14:19:47Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
Aluizio Trinta on Marshall McLuhan and Education: the introduction of media in schools
title Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
spellingShingle Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
Martins, Vanessa
Marshall McLuhan
Mídias
Meios de comunicação de massa
Educação
Comunicação
Marshall McLuhan
Media
Mass communication
Education
Communication
title_short Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
title_full Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
title_fullStr Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
title_full_unstemmed Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
title_sort Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas
author Martins, Vanessa
author_facet Martins, Vanessa
Trinta, Aluizio
author_role author
author2 Trinta, Aluizio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa
Trinta, Aluizio
dc.subject.por.fl_str_mv Marshall McLuhan
Mídias
Meios de comunicação de massa
Educação
Comunicação
Marshall McLuhan
Media
Mass communication
Education
Communication
topic Marshall McLuhan
Mídias
Meios de comunicação de massa
Educação
Comunicação
Marshall McLuhan
Media
Mass communication
Education
Communication
description In this interview, Professor Aluizio Trinta recalls some of his experience as an special student of Marshall McLuhan, in the 1960’s, at the University of Toronto. Focusing on the author’s educational thought, Aluizio draws a parallel between the Canadian’s theoretical-communicational notes on education, and the importance of introducing media studies in the classroom. In this regard, he reflects on the confluences of these two fields, studied by McLuhan, and points to the educational challenges presented by the prominent hyperconnected environment in the Brazilian technological landscape.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201
10.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201/196134
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/198201/202396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vanessa Martins, Aluizio Trinta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vanessa Martins, Aluizio Trinta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-164
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-164
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 152-164
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087031910400