Programas educativos na TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860
Resumo: O artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa.
id USP-71_0f3803fa4544030024abffac510a0ef6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36860
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Programas educativos na TVeducative programtelevisionentertainmentCastelo Rá-Tim-BumSesame Streetprograma educativotelevisãoentretenimentoCastelo RáTimBumVila SésamoO artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa.The article deals with the reflection on the possibility of articulation between educative intentionality and the forms of fictional narrative in television in programming for children. It discusses the classical model of educative program structuring as a function of a didactic intention. The article reexamines the educational model proposed by Sesame Street, created in the USA and analyzes the TV Cultura (São Paulo) program Castelo Rá-Tim-Bum, as having surpassed the classical concept. It concludes that it is viable to adopt educative aspects to the television language and narrative. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686010.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-342316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860/39582Carneiro, Vânia Lúcia Quintãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:38Zoai:revistas.usp.br:article/36860Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.434472Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas educativos na TV
title Programas educativos na TV
spellingShingle Programas educativos na TV
Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
educative program
television
entertainment
Castelo Rá-Tim-Bum
Sesame Street
programa educativo
televisão
entretenimento
Castelo RáTimBum
Vila Sésamo
title_short Programas educativos na TV
title_full Programas educativos na TV
title_fullStr Programas educativos na TV
title_full_unstemmed Programas educativos na TV
title_sort Programas educativos na TV
author Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
author_facet Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
dc.subject.por.fl_str_mv educative program
television
entertainment
Castelo Rá-Tim-Bum
Sesame Street
programa educativo
televisão
entretenimento
Castelo RáTimBum
Vila Sésamo
topic educative program
television
entertainment
Castelo Rá-Tim-Bum
Sesame Street
programa educativo
televisão
entretenimento
Castelo RáTimBum
Vila Sésamo
description O artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860/39582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34
Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34
Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088427565056