Programas educativos na TV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860 |
Resumo: | O artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa. |
id |
USP-71_0f3803fa4544030024abffac510a0ef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36860 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programas educativos na TVeducative programtelevisionentertainmentCastelo Rá-Tim-BumSesame Streetprograma educativotelevisãoentretenimentoCastelo RáTimBumVila SésamoO artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa.The article deals with the reflection on the possibility of articulation between educative intentionality and the forms of fictional narrative in television in programming for children. It discusses the classical model of educative program structuring as a function of a didactic intention. The article reexamines the educational model proposed by Sesame Street, created in the USA and analyzes the TV Cultura (São Paulo) program Castelo Rá-Tim-Bum, as having surpassed the classical concept. It concludes that it is viable to adopt educative aspects to the television language and narrative. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686010.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-342316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860/39582Carneiro, Vânia Lúcia Quintãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:38Zoai:revistas.usp.br:article/36860Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.434472Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas educativos na TV |
title |
Programas educativos na TV |
spellingShingle |
Programas educativos na TV Carneiro, Vânia Lúcia Quintão educative program television entertainment Castelo Rá-Tim-Bum Sesame Street programa educativo televisão entretenimento Castelo RáTimBum Vila Sésamo |
title_short |
Programas educativos na TV |
title_full |
Programas educativos na TV |
title_fullStr |
Programas educativos na TV |
title_full_unstemmed |
Programas educativos na TV |
title_sort |
Programas educativos na TV |
author |
Carneiro, Vânia Lúcia Quintão |
author_facet |
Carneiro, Vânia Lúcia Quintão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Vânia Lúcia Quintão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educative program television entertainment Castelo Rá-Tim-Bum Sesame Street programa educativo televisão entretenimento Castelo RáTimBum Vila Sésamo |
topic |
educative program television entertainment Castelo Rá-Tim-Bum Sesame Street programa educativo televisão entretenimento Castelo RáTimBum Vila Sésamo |
description |
O artigo trata da reflexão sobre a possibilidade de articulação entre a intencionalidade educativa e os formatos de narrativa ficcional de televisão na programação infantil. Discute o modelo clássico de estruturação de programa educativo em função de uma intenção didática. Reexamina o modelo educativo proposto por Vila Sésamo, criado nos EUA, e analisa o programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura de São Paulo, como superação do conceito clássico. Conclui pela viabilidade de se adequar o educativo à linguagem televisual e narrativa. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p29-34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36860/39582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34 Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34 Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 29-34 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088427565056 |