O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Vera Helena Ferraz de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Oliveira, Cristiane Maia de, Braga, Júlio Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523
Resumo: The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles. 
id USP-71_146ccbd7e8c22b727c6dae146e661f4c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37523
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênerogênero e sexualidadecinema e educaçãoformação docentesubjetividadeidentidades culturaisgender and sexualitycinema and educationteachers’ educationsubjectivitycultural identities.The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles.  O artigo aponta para o potencial de algumas obras cinematográficas como mediadoras na desnaturalização de questões de sexualidade e gênero. Elabora, ainda, uma reflexão sobre a pertinência e a contribuição deste tema para a formação docente. Com base nos estudos culturais, a análise destaca a importância do cinema para a construção das identidades culturais dos indivíduos. O exame de seqüências de três produções cinematográficas das décadas de 1960 e 1970 – Chuvas de Verão, de Cacá Diegues, Julieta dos Espíritos, de Federico Fellini, e Viver a vida, de Jean Luc Godard – colabora para a desconstrução de estereótipos e resgata a complexidade das questões de gênero e sexualidade. Como objeto de reflexão e análise por educadores, o cinema se mostra uma ferramenta capaz de alavancar transformações e ressignificações sobre a vida e os papéis sociais. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3752310.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-1642316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523/40237Siqueira, Vera Helena Ferraz deOliveira, Cristiane Maia deBraga, Júlio Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:32Zoai:revistas.usp.br:article/37523Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:50.808047Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
title O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
spellingShingle O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
Siqueira, Vera Helena Ferraz de
gênero e sexualidade
cinema e educação
formação docente
subjetividade
identidades culturais
gender and sexuality
cinema and education
teachers’ education
subjectivity
cultural identities.
title_short O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
title_full O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
title_fullStr O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
title_full_unstemmed O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
title_sort O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
author Siqueira, Vera Helena Ferraz de
author_facet Siqueira, Vera Helena Ferraz de
Oliveira, Cristiane Maia de
Braga, Júlio Oliveira
author_role author
author2 Oliveira, Cristiane Maia de
Braga, Júlio Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Vera Helena Ferraz de
Oliveira, Cristiane Maia de
Braga, Júlio Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv gênero e sexualidade
cinema e educação
formação docente
subjetividade
identidades culturais
gender and sexuality
cinema and education
teachers’ education
subjectivity
cultural identities.
topic gênero e sexualidade
cinema e educação
formação docente
subjetividade
identidades culturais
gender and sexuality
cinema and education
teachers’ education
subjectivity
cultural identities.
description The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles. 
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523/40237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089913397248