O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523 |
Resumo: | The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles. |
id |
USP-71_146ccbd7e8c22b727c6dae146e661f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37523 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênerogênero e sexualidadecinema e educaçãoformação docentesubjetividadeidentidades culturaisgender and sexualitycinema and educationteachers’ educationsubjectivitycultural identities.The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles. O artigo aponta para o potencial de algumas obras cinematográficas como mediadoras na desnaturalização de questões de sexualidade e gênero. Elabora, ainda, uma reflexão sobre a pertinência e a contribuição deste tema para a formação docente. Com base nos estudos culturais, a análise destaca a importância do cinema para a construção das identidades culturais dos indivíduos. O exame de seqüências de três produções cinematográficas das décadas de 1960 e 1970 – Chuvas de Verão, de Cacá Diegues, Julieta dos Espíritos, de Federico Fellini, e Viver a vida, de Jean Luc Godard – colabora para a desconstrução de estereótipos e resgata a complexidade das questões de gênero e sexualidade. Como objeto de reflexão e análise por educadores, o cinema se mostra uma ferramenta capaz de alavancar transformações e ressignificações sobre a vida e os papéis sociais. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3752310.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-1642316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523/40237Siqueira, Vera Helena Ferraz deOliveira, Cristiane Maia deBraga, Júlio Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:32Zoai:revistas.usp.br:article/37523Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:50.808047Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
title |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
spellingShingle |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero Siqueira, Vera Helena Ferraz de gênero e sexualidade cinema e educação formação docente subjetividade identidades culturais gender and sexuality cinema and education teachers’ education subjectivity cultural identities. |
title_short |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
title_full |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
title_fullStr |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
title_full_unstemmed |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
title_sort |
O cinema e a formação docente: um diálogo sobre as questões de gênero |
author |
Siqueira, Vera Helena Ferraz de |
author_facet |
Siqueira, Vera Helena Ferraz de Oliveira, Cristiane Maia de Braga, Júlio Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cristiane Maia de Braga, Júlio Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Vera Helena Ferraz de Oliveira, Cristiane Maia de Braga, Júlio Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero e sexualidade cinema e educação formação docente subjetividade identidades culturais gender and sexuality cinema and education teachers’ education subjectivity cultural identities. |
topic |
gênero e sexualidade cinema e educação formação docente subjetividade identidades culturais gender and sexuality cinema and education teachers’ education subjectivity cultural identities. |
description |
The article indicates the potential of some motion pictures as mediators in the denaturalization of sexuality and gender issues. It also offers a reflection on the pertinence and contribution of this matter for the teachers’ education. Based in the Cultural Studies, this analysis highlights the importance of cinema for building the individual cultural identity. The examination of sequences of three cinematographic productions from the Sixties and Seventies — Chuvas de Verão, by Cacá Diegues; Julieta dos Espíritos, by Federico Fellini; and Vivre sa Vie, by Jean Luc Godard — supports the deconstruction of stereotypes and redeem the complexity of the sexuality and gender issues. As object of reflection and analysis by teachers, cinema shows to be a tool capable of leveraging change and meaning shifts of life and social roles. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523 10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p157-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37523/40237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 10 n. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164 Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164 Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2005): Heródoto Barbeiro: "Não sou professor, não sou advogado, sou jornalista!"; 157-164 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089913397248 |