Educação, telenovela e crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motter, Maria Lourdes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576
Resumo: A autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto.
id USP-71_16fca473a75baba72f6913664b6c6bd2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37576
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação, telenovela e críticaA autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3757610.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-1652316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576/40290Motter, Maria Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:50Zoai:revistas.usp.br:article/37576Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:53.964850Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, telenovela e crítica
title Educação, telenovela e crítica
spellingShingle Educação, telenovela e crítica
Motter, Maria Lourdes
title_short Educação, telenovela e crítica
title_full Educação, telenovela e crítica
title_fullStr Educação, telenovela e crítica
title_full_unstemmed Educação, telenovela e crítica
title_sort Educação, telenovela e crítica
author Motter, Maria Lourdes
author_facet Motter, Maria Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motter, Maria Lourdes
description A autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576
10.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576/40290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165
Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165
Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090004623360