Educação, telenovela e crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576 |
Resumo: | A autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto. |
id |
USP-71_16fca473a75baba72f6913664b6c6bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37576 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, telenovela e críticaA autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3757610.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-1652316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576/40290Motter, Maria Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:50Zoai:revistas.usp.br:article/37576Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:53.964850Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, telenovela e crítica |
title |
Educação, telenovela e crítica |
spellingShingle |
Educação, telenovela e crítica Motter, Maria Lourdes |
title_short |
Educação, telenovela e crítica |
title_full |
Educação, telenovela e crítica |
title_fullStr |
Educação, telenovela e crítica |
title_full_unstemmed |
Educação, telenovela e crítica |
title_sort |
Educação, telenovela e crítica |
author |
Motter, Maria Lourdes |
author_facet |
Motter, Maria Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motter, Maria Lourdes |
description |
A autora propõe questionamentos sobre os fatores capazes de justificar aomissão da escola com relação ao gênero telenovela, sabendo-se que afeta não só a expressiva parcela da população brasileira que a assiste, mas atinge indiretamente todos os outros segmentos, uma vez que mecanismos de repercussão a difundem para toda a sociedade. Observa que ignorá-la, quando se objetiva trabalhar a comunicação e a cultura, equivale a fugir não de uma ficção sem nobreza para entrar no espaço da educação formal, porém desprezar um elemento, um componente significativo na constituição da própria realidade. Avalia que descobri-la como espaço educativo é o grande desafio. Espaço que deve ser construído pelos educadores através da análise e crítica do produto. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576 10.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v11i2p159-165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37576/40290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 11 n. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165 Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165 Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 2 (2006): Elifas Andreato. A consagração de uma arte engajada.; 159-165 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090004623360 |