Literacies for Global Citizenship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305
Resumo: Este texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar  informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais,  identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas.  A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição.
id USP-71_1bf6af1f295578a28c68a8c2ea33d79c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/200305
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Literacies for Global Citizenship Literacias para a Cidadania GlobalAlfabetizaciones para la ciudadanía globalLiteracyInformation DisorderMedia Ecosystem21st CenturyLiteracy for Global CitinzenshipAlfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global.LiteraciaDesordem informativaEcossistema midiáticoséculo XXILiteracia para a cidadania GlobalEste texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar  informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais,  identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas.  A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição.Este texto discute la pertinencia y principios del concepto de alfabetizaciones mediáticas para la ciudadanía global. Descibe históricamente el surgimento y encuadre del concepto de alfabetización mediaática en los años sesenta del siglo pasado, se abordan los factores que inpulsan su expansión en un mundo global. La comprensión de leer el mundo se describe como la capacidad de buscar, agregar e interpretar información, de múltiples fuentes y dispositivos , con el objetivo de comprender fenómenos y situaciones. Se argumenta que el objetivo de la alfabetización mediática para la ciudadanía global debe dirigirse a todos los grupos sociales, identificados por sus propias características y merecedores de abordajes específicos. La metodología utilizada se sustenta en la revisión bibliográfica y se asume el carácter ensayístico y exploratorio de la exposición.This text discusses the relevance and principles of the concept of literacies for global citizenship.  After describing historically, the emergence and framing the literacy concept in the sixties of the last century, the factors that impel its expansion in a global world are  addressed. The understanding of reading the world is described, as the ability to seek, aggregate and interpret information, from multiple sources and devices, with the aim of understanding phenomena and situations. It is argued that the objective of global citizenship should address all social groups, identified by their own characteristics and deserving of specific approaches. The methodology used is supported by the bibliographic review and the essayistic and exploratory nature of the explanation is assumed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20030510.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-1982316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/188682https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/194816Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin 2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/200305Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacies for Global Citizenship
Literacias para a Cidadania Global
Alfabetizaciones para la ciudadanía global
title Literacies for Global Citizenship
spellingShingle Literacies for Global Citizenship
Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
Literacy
Information Disorder
Media Ecosystem
21st Century
Literacy for Global Citinzenship
Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global.
Literacia
Desordem informativa
Ecossistema midiático
século XXI
Literacia para a cidadania Global
title_short Literacies for Global Citizenship
title_full Literacies for Global Citizenship
title_fullStr Literacies for Global Citizenship
title_full_unstemmed Literacies for Global Citizenship
title_sort Literacies for Global Citizenship
author Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
author_facet Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
dc.subject.por.fl_str_mv Literacy
Information Disorder
Media Ecosystem
21st Century
Literacy for Global Citinzenship
Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global.
Literacia
Desordem informativa
Ecossistema midiático
século XXI
Literacia para a cidadania Global
topic Literacy
Information Disorder
Media Ecosystem
21st Century
Literacy for Global Citinzenship
Alfabetización mediática, desorden de la información, ecosistema mediático, siglo XXI, alfabetización para la ciudadnía global.
Literacia
Desordem informativa
Ecossistema midiático
século XXI
Literacia para a cidadania Global
description Este texto discute a pertinência, atualidade e princípios do conceito de literacias para uma cidadania global. Após descrever historicamente a emrgência e o enquadramento do conceito de literacia, na década de sessenta do século passado, abordam-se os fatores que impelem à sua expansão num mundo global. Descreve-se o entendimento de ler o mundo, como capacidade de buscar, agregar e interpretar  informação, a partir de múltiplas fontes e dispositivos, com o objetivo de compreender fenómenos e situações. Defende-se que o objetivo da literacia para uma cidadania global deve dirigir-se a todos os grupos sociais,  identificados por caracrterísticas próprias e merecedores de abordagens específicas.  A metodologia utilizada está sustentada na revisão bibliográfica e assume-se o pendor ensaístico e exploratório da exposição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p183-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/188682
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305/194816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Isabel Maria Ribeiro Ferin Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 183-198
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087036104704